Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Deschamps conversa com diretores...

Deschamps conversa com diretores da regional de Chapecó

chapeco - encontro educacao 20140919 1798334084

Cumprindo roteiro por todas as secretarias de Desenvolvimento Regional, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, realizou nesta sexta-feira, 19, em Chapecó, a 25ª reunião com os diretores das escolas da rede estadual de ensino. O objetivo dos encontros é avaliar os projetos implantados em Santa Catarina e o andamento de cada programa, além de conversar com os gestores – na regional são 43 escolas estaduais – e a equipe da Gerência de Educação sobre os avanços obtidos e também ouvir dúvidas, sugestões e os problemas de cada unidade escolar. O diretor de Educação Superior, Gilberto Luiz Agnolin, acompanhou o secretário na reunião realizada no auditório da SDR de Chapecó.

“Essa conversa é importante para compreender de perto como está à realidade em cada regional. Saber o que está funcionando e onde precisamos avançar mais. A avaliação dos encontros é muito positiva, pois temos avançado em muitas situações”, destacou Deschamps. As formações e capacitações realizadas com os professores e gestores, além do Cartão de Pagamento disponibilizado para as escolas, foram apontados pelo secretário como ações positivas que estão fazendo a diferença na qualidade da educação do Estado.

Deschamps também falou das obras e melhorias que estão sendo feitas nas escolas. São mais de 700 unidades escolares beneficiadas. “São obras já concluídas ou em andamento. Reformas e ampliações de escolas que vão dar mais qualidade no ensino dos alunos. Aqui em Chapecó temos o exemplo da EEB Lara Ribas, que foi entregue este ano e agora temos mais três obras em andamento: as ampliações das escolas Valesca Parisotto e Nelson Horostecki e a construção da nova escola padrão do Ensino Médio para atender mais 702 alunos”.

Sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Deschamps sugeriu que sejam realizadas reuniões regionais para troca de experiências. Ele explicou ainda sobre o aumento salarial dos professores, entre 60% e 170%, e a aplicação da lei do piso. Durante a reunião também foram abordados outros assuntos como a consolidação do ensino fundamental de 9 anos, através do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), para atendimento a alunos com déficit de aprendizagem; ampliação do Ensino Integral – médio e fundamental; e o novo processo de seleção de diretores com participação da comunidade.

Visitas

O secretário Eduardo Deschamps, acompanhado da gerente de Educação de Chapecó, Maria de Lurdes Seben, visitou a EEB Irene Stonoga, onde conheceu o projeto Café Literário, um programa de literatura desenvolvido na escola para incentivar a leitura nos alunos. Ele também foi conhecer o modelo de gestão da EEB Saad Sarquis e visitou a obra da nova escola padrão do Ensino Médio, que está sendo construída na Av. Getúlio Vargas, na antiga sede do Deinfra, Bairro Passo dos Fortes.

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support