Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Desafios e oportunidades do...

Desafios e oportunidades do setor lácteo são temas de workshop em Quilombo

Para fortalecer a cadeia produtiva do leite na região, a Câmara Temática do Agronegócio de Quilombo promove o workshop “Desafios e oportunidades do setor lácteo para o Oeste catarinense”. O evento tem o apoio do Sebrae/SC, da Prefeitura, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Quilombo e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e acontece nesta quarta-feira, 29, a partir das 8h30, na Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez. O secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, será um dos palestrantes do workshop e participará do painel sobre o cenário do setor lácteo, sua governança e sistemas de acompanhamento de desempenho.

O evento pretende analisar as práticas na cadeia leiteira no Oeste catarinense e sugerir melhorias para agregar valor e renda nas propriedades rurais. São esperados mais de 120 representantes de empresas e entidades, técnicos, engenheiros agrônomos e autoridades dos municípios da região. O secretário-adjunto Airton Spies ressalta que é uma importante oportunidade para refletir sobre os desafios e oportunidades que a atividade leiteira tem pela frente, sendo um dos setores que mais cresce em Santa Catarina e que, ao mesmo tempo, passa pelas maiores transformações técnicas e econômicas.

“O leite é a atividade que mais cresce no setor agropecuário de Santa Catarina, é um setor que está mudando muito com a adoção de novas tecnologias por parte dos produtores e das indústrias, com modernização e profissionalização da cadeia produtiva. O grande desafio é produzir leite de alta qualidade a custo competitivo, e isso exige maior organização estrutural do setor, tanto nos fatores de produção nas propriedades e nas indústrias quanto nos processos de logística e transformação e agregação de valor”, destaca Spies.

O secretário-adjunto lembra ainda que o grande desafio é melhorar as estruturas de estradas para o transporte do leite, energia elétrica para o resfriamento e infraestrutura nas propriedades, além de melhorar a qualidade do leite produzido.

O workshop apresenta o Oeste catarinense como uma região altamente produtora de leite. Segundo o prefeito de Quilombo, Neuri Brunetto, no município, são mais de 1,3 mil famílias rurais atuando no setor, com uma média de produção de 60 mil/litros de leite dia. “Observamos que os produtores têm investido em genética, pastagens, instalações e outros quesitos que visam oferecer um produto de qualidade. O evento vem de encontro a essa constante busca por inovações e, pela qualidade dos palestrantes, nos trará informações não somente para aumentar o ganho financeiro, mas também para melhoria da gestão, entre outros aspectos”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatiza que o evento oportunizará aos participantes uma leitura do contexto nacional e internacional estabelecendo um comparativo com a região. “O workshop permitirá o entendimento e alinhamento de políticas públicas e ações integradoras que fortalecem o aumento da competitividade da cadeia produtiva do setor lácteo, sejam amparados por implementação de processos de inovação ou de articulação e de estratégias adotadas pelos municípios em suas políticas de apoio ao segmento de produção primária”.

Com uma taxa de crescimento médio de 8,6% ao ano, Santa Catarina se destaca como o quinto produtor nacional de leite, responsável por 7,9% da produção do Brasil. Com 80 mil famílias rurais envolvidas, a produção de leite está localizada, principalmente, em pequenas propriedades de agricultores familiares, ou seja, mais de 60% das propriedades tem área total menor que 20 hectares.

Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br