Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Derrubada a liminar que...

Derrubada a liminar que impedia a nomeação do novo secretário da Casa Civil

Atendendo a pedido da Procuradoria-Geral do Estado, a decisão liminar que impedia a nomeação do advogado Filipe Mello para o cargo de secretário da Casa Civil do Governo foi derrubada nesta segunda, 8, pelo desembargador Gilberto Gomes de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A decisão permite a posse de Filipe Mello como secretário de Estado da Casa Civil.

No recurso apresentado, os procuradores do Estado expuseram que a decisão contrariou expressamente a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) e subverteu o sistema de precedentes e os efeitos dela decorrentes.

Na decisão desta segunda-feira, o desembargador afirmou não haver “qualquer dúvida” de que se está diante de cargo público de natureza política, bem assim que o interessado possui notória qualificação técnica para assumir dita responsabilidade. De igual modo, não há nenhum indício de possível inidoneidade moral de Filipe que impossibilitasse sua nomeação”.

Para o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, a manifestação do TJSC reafirma a jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal que reconhece que o cargo é de livre escolha do chefe do Executivo:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support