Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Deputada Ítalo-brasileira Renata Bueno...

Deputada Ítalo-brasileira Renata Bueno visita São Joaquim


Crédito: Elenise Melo Nunes/ADR SãoJoaquim

Em comemoração aos 140 anos da imigração vêneta no Sul do Estado, a deputada ítalo-brasileira Renata Bueno participou de diversos eventos em Santa Catarina. No roteiro de visitas, na manhã desta sexta-feira, 28, a deputada esteve em São Joaquim, onde foi recebida na ADR São Joaquim pela secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes e o vereador Clodoaldo Costa.

No roteiro fizeram uma rápida passagem pela Villa Francioni e na sequência visitaram a Vinícola Leone di Venezia. “Foi um prazer conhecer este município, as pessoas e uma vinícola que cultiva os valores italianos. São Joaquim é uma terra que lembra muito a Itália, e os brasileiros precisam saber que não precisam ir até a Itália para beber um bom vinho ou ver uma linda paisagem por que aqui temos vinhos de muita qualidade, remetendo muito ao que é a realidade italiana”, ressaltou a deputada.

A secretária executiva destacou a importância de receber a primeira deputada brasileira do parlamento italiano e com a aproximação com São Joaquim buscar parcerias para o desenvolvimento de toda a região.

joomplu:24435

Sobre a Deputada Renata Bueno

Renata Bueno é ítalo-brasileira, nascida em 1979 em Brasília, advogada especialista em Direitos Humanos pela Universidade de Pádua e Mestre pela Universidade de Roma Tor Vergata, onde faz doutorado.

Como parlamentar em Roma, Renata Bueno é responsável por um diálogo aberto entre Itália, Brasil e demais países da América Meridional. Representa legitimamente a “voz” de cada um dos cidadãos ítalo-descendentes. No Palácio Montecitorio (sede da Câmara dos Deputados italiana), a jovem deputada se tornou líder parlamentar no terceiro ano do mandato, quando assumiu a presidência da componente USEI. É também vice-presidente do Grupo Misto e faz parte da Comissão – “Affari Esteri e Comunitari” (Relações Exteriores e Comunitárias).

Bueno foi nomeada Presidente da Sessão Bilateral Itália-Brasil e foi eleita, por unanimidade, pelos colegas parlamentares da Câmara, como secretária do Comitê Permanente para os Italianos no Mundo e Promoção do Sistema no País. Ela ainda faz parte do Comitê Permanente de Direitos Humanos.

Como se elege um representante dos italianos que moram na América do Sul?

Os cerca de um milhão de italianos que moram nos países que compõe a América do Sul, com dupla cidadania e inscritos sem suas representações consulares locais, recebem em casa uma cédula de votação, que depois e enviada aos consulados regionais, sem custo para o eleitor. Para a Câmara, podem votar eleitores com mais de 18 anos, em dois candidatos. Já para o Senado só é permitida a votação por maiores de 25 anos, com voto em apenas um nome. São aproximadamente 400 mil italianos residentes no Brasil, mas apenas 290 mil aptos a votar.

A eleição italiana foi realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2013. Mas o procedimento de votação de expatriados italianos e ou brasileiros com dupla cidadania na América Latina é feito com antecedência, por meio de correspondência. Descendentes de italianos residentes em outros países também podem ser candidatos, segundo lei promulgada em 2000, desde que tenham cidadania reconhecida naquele país.

O legislativo italiano dedica espaço à integração internacional: desde 2006, seis vagas no Senado e 12 na Câmara estão reservadas a italianos que moram no exterior – a América do Sul elege dois representantes em cada Casa. Há até pouco tempo, era apenas uma a vaga sul-americana. Renata elegeu-se com mais de 20 mil votos, como a primeira brasileira nata com dupla cidadania a ter um mandato na Itália.

{article Elenise Melo Nunes – SDR São Joaquim}[text]{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support