Depoimentos são coletados por sistema audiovisual na Central Policial de Itajaí
A Central de Plantão Policial de Itajaí, da Polícia Civil, no bairro São João, colocou em funcionamento o Sistema de Flagrante Audiovisual. Três procedimentos já foram lavrados desde a terça-feira, 6, reduzindo o tempo de coleta de depoimentos.
Pela forma tradicional, delegado e escrivão levavam até três horas para coletar depoimentos de testemunhas, policiais e conduzidos em cada flagrante, ao digitar os relatos no computador. Com o sistema de câmeras, os depoimentos passam ser gravados e disponibilizados por e-mail para a Justiça.
Conforme o delegado regional Angelo Fragelli, o sistema está em fase de implantação, com capacitação dos oito delegados que trabalham na CPP. Além de reduzir o tempo dedicado por policiais civis e militares, o sistema permite maior legitimidade e transparência na coleta das informações. “Não há edição do conteúdo, tudo é repassado na íntegra ao Poder Judiciário e Ministério Público”, destaca o delegado regional. A polícia civil de Balneário Camboriú também utiliza o sistema, que é pioneiro no Brasil.
{article Silvia Daleffe – ADR Itajaí – Assinatura}{text} {readmore}{/article}