Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Departamento Regional da Cidasc...

Departamento Regional da Cidasc de Mafra realiza obra em posto de fiscalização com apoio da ADR Mafra


Foto: Departamento Regional CIDASC/Mafra

O Posto de Fiscalização Agropecuária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Fragosos, município de Campo Alegre, foi ampliado e reformado para melhor atuar como barreira sanitária. Localizado na divisa com o Estado do Paraná na Rodovia SC-418 (Rodovia dos Móveis), o posto realiza intensa atividade de fiscalização. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal e vegetal e os interesses econômicos de Santa Catarina.

Há muito tempo a ampliação da estrutura do posto era discutida e, por meio do empenho e dedicação do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, em conjunto com o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, e com o gestor regional da Cidasc de Mafra, Fabiano Franco dos Santos, a obra foi concluída.

Dentre as melhorias está a ampliação de 250 metros quadrados de asfalto, aumentando a área para fiscalização e facilitando as ações executadas pelos agentes operacionais, elevando a qualidade e eficácia do trabalho; a reforma do prédio, que envolveu pintura, interna e externa; e a aquisição de móveis e equipamentos.

Por ser uma barreira sanitária localizada em uma rodovia de grande movimento, nos próximos dias o local receberá mais cinco agentes operacionais por meio do último concurso público realizado em 2016. O sistema de fiscalização agropecuário funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Hoje esta barreira ainda é de rechaço, ou seja, todo veículo de carga com produto ou subproduto de origem animal deve obedecer a lei que regulamenta o trânsito destes produtos. Portanto, estas cargas devem ingressar de Estado por Corredores Sanitários. Considerando que Santa Catarina é o único Estado do Brasil com o status  de zona livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, é imperativo que seja realizado um controle sanitário rigoroso para garantir a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos.

A entrada destes produtos no Planalto Norte se dá pela BR-116 em Mafra, por ser um dos Corredores Sanitários oficiais do Estado. Com o objetivo de melhor atender as necessidades da região, a Cidasc trabalha para que a barreira de Fragosos deixe de ser de rechaço e se torne uma Barreira de Ingresso, facilitando diretamente produtores de todo o complexo comercial agropecuário das cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e demais municípios.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support