Dengue: Região Oeste cria plano de ação hospitalar para atendimento de emergência
Se preparar para uma futura ou eventual epidemia de dengue na região Oeste. Esse é o objetivo do Plano de Ação de Atendimento Hospitalar frente a Dengue. O projeto foi criado a partir do encontro realizado na manhã desta terça-feira, 26, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó e contou com participação das Gerencias de Saúde de 4 ADRs, Chapecó, Maravilha, Palmitos e Quilombo. Também foram convidados 11 hospitais da região, além de médicos e profissionais do setor.
A gerente de Saúde da ADR Chapecó, Caciana Teles, informa que a organização deste plano de ação é necessário porque a região deve estar preparada para o enfrentamento do atendimento aos pacientes com dengue, caso seja necessário. “O objetivo é fazer com que o paciente seja atendido perto de sua casa e no hospital mais próximo de onde ele mora. Para se ter uma ideia da gravidade, dos 28 municípios diagnosticados com dengue em Santa Catarina, 22 estão na região Oeste”, afirma.
No Plano de Ação, está o serviço denominado de protocolo de atendimento, risco e manejo de pacientes, que começa no posto de saúde, passa pela organização dos hospitais de pequeno porte e passa pelo encaminhamento de casos mais graves. O próximo passo do grupo que está construindo este Plano de Ação será o de capacitar, através de reuniões, encontros e seminários, profissionais de saúde, funcionários dos hospitais e médicos.
Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Munauar
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail: imprensa@cco.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 2049-7427 / 98835-0089
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco