Dengue em SC: Consegs auxiliarão em atividades de alerta e prevenção à doença
Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) existentes no estado reforçarão as atividades de alerta e prevenção à dengue em Santa Catarina.
A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), iniciou os trabalhos de mobilização e que serão desenvolvidos ao longo das próximas semanas. O projeto é intitulado “Consegs contra a dengue”.
A rede formada pelos integrantes está sendo orientada pela Coordenadoria a difundir e a desenvolver atividades de prevenção sobre a situação epidemiológica da Dengue no Estado, principalmente por meio de redes sociais, e também em atividades de campo nas comunidades em que o Conseg se encontra presente e atuante.
Para as atividades de campo, os presidentes de Consegs serão orientados a fazer contato com a secretarias municipais de saúde para se informar das maneiras de prevenção e combate.
Um outro aspecto importante é a mensagem de conscientização à população sobre a participação comunitária no tema.
O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, reforça que mais de 95 Consegs no estado estão orientados a passar as informações necessárias à população:
SONORA
A governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto e o Diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, assinaram nesta quinta-feira, 22, o Decreto Emergencial Epidemiológico em razão da Infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina.
Santa Catarina tem 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios, o que representa um aumento de 650% quando comparado ao ano de 2023.