Dengue em SC: Consegs auxiliarão em atividades de alerta e prevenção à doença
Foto: Divulgação / SSP
Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) existentes em no estado reforçarão as atividades de alerta e prevenção à dengue em Santa Catarina.
Esta semana, a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), iniciou os trabalhos de mobilização e que serão desenvolvidos ao longo das próximas semanas. O projeto é intitulado “Consegs contra a dengue”.
A rede formada pelos integrantes de Consegs está sendo orientada pela Coordenadoria a difundir e a desenvolver atividades de prevenção sobre a situação epidemiológica da Dengue no Estado, principalmente por meio de redes sociais, e também em atividades de campo nas comunidades em que o Conseg se encontra presente e atuante. Os materiais seguem a divulgação feita pelo Governo do Estado.
Para as atividades de campo, os presidentes de Consegs serão orientados a fazer contato com a secretarias municipais de saúde para se informar das maneiras de prevenção e combate. Um outro aspecto importante é a mensagem de conscientização à população sobre a participação comunitária no tema.
“A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina não está de fora dessa guerra contra a dengue. As nossas forças de Segurança sempre estiveram muito presentes em todas as situações difíceis no Estado de Santa Catarina e dessa vez não será diferente. Teremos mais de 95 Consegs que estarão orientando e passando as informações necessárias à população, entre outras ações”, destacou o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima.
A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs
A Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs atua na difusão da filosofia de Polícia Comunitária e na coordenação dos assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).
Os Conselhos são compostos por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica na condição de membros natos e por representantes da comunidade. O objetivo é colaborar na solução de problemas relacionados à segurança da população.
Em SC, atualmente são 96 Consegs ativos, em 63 cidades (21,35% dos municípios e 4.074.928 habitantes em SC). Em 22 anos de existência, os cursos da Coordenadoria capacitaram mais de 6.500 pessoas, entre lideranças da sociedade civil e membros natos.
Decreto de emergência em SC
A governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto e o Diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck assinaram na manhã desta quinta-feira, 22, o Decreto Emergencial Epidemiológico em razão da Infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. O ato ocorreu na sede da Defesa Civil, em Joinville, um dos municípios mais afetados pela doença e que, até agora, registra o maior número de óbitos por dengue no estado. O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima esteve presente no ato e colocou as forças de Segurança à disposição da Saúde para as ações conjuntas necessárias.
A governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, ressaltou que o Estado de Santa Catarina está engajado no combate à dengue. “Vamos vencer essa doença, nós precisamos agora é a ajuda da população, sem essa ajuda não conseguiremos vencer o mosquito da dengue. Temos que estar emanados para combater o mosquito da dengue, então eu peço a toda a população a máxima colaboração. Joinville é uma cidade que chove muito, é uma cidade quente, então uma cidade propícia à multiplicação desse mosquito, então eu peço a toda a população que todos os dias deem uma olhada nas suas casas”.