Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Dengue em SC: com...

Dengue em SC: com a chegada do verão, prevenção precisa ser reforçada

Com a chegada do verão, os cuidados com a dengue precisam ser redobrados.

Isso porque a combinação de calor e chuvas, característica dessa época, gera o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, Zika e chikungunya.

Contra essas doenças, a melhor prevenção é evitar deixar locais com água parada, propícios para a reprodução do mosquito transmissor.

Os ovos do Aedes aegypti podem permanecer em ambientes secos por mais de um ano.

Quando entram em contato com a água, dão continuidade ao ciclo de vida do mosquito que inclui as fases de larva, pupa e adulto, quando ele é capaz de voar e transmitir os vírus.

Por isso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina alerta a população sobre a necessidade de verificar locais que possam acumular água pelo menos uma vez por semana., que é o tempo que o mosquito completa o ciclo de desenvolvimento.

A gerente de Zoonoses da Dive/SC, Ivânia Folster, passa as principais orientações em relação à prevenção e comenta sobre os sintomas da doenças:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support