Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Democracia na escola: seleção...

Democracia na escola: seleção do Plano de Gestão Escolar marca ano letivo de 2015 na rede estadual de ensino

Os dias 26 e 27 de novembro de 2015 serão lembrados por um fato inusitado em 935 escolas estaduais. Alunos deixaram a sala de aula, pais marcaram presença na escola, professores trocaram o quadro pela cédula e servidores deixaram de lado o trabalho por alguns minutos: tudo por um bom motivo. Todos tiveram a honra de exercer seu direito ao voto e participar democraticamente da escolha do Plano de Gestão Escolar.

Após um longo processo de produção, aprovação, apresentação e votação do Plano de Gestão, o autor do documento mais votado será o diretor da escola e terá que cumprir o que colocou no papel.


Foto: Thaise Guidini / SDR Quilombo

Para a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi, ao longo do ano as escolas foram orientadas para a mudança, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão. “Além do aperfeiçoamento da gestão democrática, a medida proporciona a transparência das ações pedagógicas e administrativas da escola. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas unidades de ensino e, para isso, contamos com o apoio, voto e, a partir de agora, o acompanhamento das ações realizadas por parte de toda a comunidade escolar”, destaca.

O estudante Luiz Henrique Bambinette estava entusiasmado com a participação no processos de votação. “Toda a comunidade, os pais, os alunos, os professores têm a oportunidade de escolher o diretor que realmente as pessoas mereçam e que saiba administrar bem a escola”, defende. A aluna e presidente do Grêmio Estudantil, Beatriz Vieira Da Silva, enfatiza a importância do voto consciente. “Escolhemos a diretora que será quem vai colocar em prática o seu plano, quem vai fazer tudo o que precisamos dentro da escola”.

Para a professora de língua portuguesa, Rosa Maria, a votação é de todos. “Foi uma eleição para a escola e para os alunos, para os professores, de uma forma democrática. Nada de vir de cima pra baixo”. A professora de matemática, Melissa Perreira Rodrigues, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo novo diretor. “Escolhendo uma pessoa para nos direcionar, nos representar e nos organizar dentro da escola”.

Passo a passo

1º Os candidatos a diretores participaram de curso e elaboraram seu Plano de Gestão Escolar.
2º Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto.
3º Os Planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário.
4º Processo de defesa pública.
5º Última e decisiva etapa: a votação.

Os autores dos Planos eleitos assumirão a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

Todas as ações desenvolvidas pelos novos diretores serão acompanhadas anualmente pela Secretaria de Estado da Educação. Porém, é importante os pais, alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar fazer o acompanhamento para ver se as propostas estão sendo colocadas em prática.

Dados da eleição

935 escolas participaram do processo de eleição
1 escola com cinco candidatos
6 escolas com quatro candidatos cada
30 escolas com três candidatos cada
177 escolas com dois candidatos
721 escolas com um candidato cada
TOTAL – 1.194 candidatos

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa SED
Secretaria de Estado da Educação – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353/ 0161/0356 e 8843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support