Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Delegacia da Comarca de...

Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul agora tem sala de flagrante audiovisual

2911 sala de flagrante audiovisual 20161129 1362531653

Santa Catarina é o estado pioneiro na implantação do sistema audiovisual para os procedimentos de flagrante e a partir desta terça-feira, 29, a Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul também passa a contar com esta nova ferramenta. A tecnologia garante mais agilidade e transparência nos procedimentos policiais. O sistema é um programa de software para captação de som e imagem de depoimentos coletados nas delegacias.

 

Os depoimentos que antes eram registrados em papel passam a ser coletados em som e vídeo, e os arquivos são anexados aos processos. O que de acordo com a delegada Tatiana Klein, responsável pelo setor de planejamento da Polícia Civil, reduz o tempo de resposta do procedimento policial.

Estava programado um ato oficial de entrega do novo sistema para a manhã desta terça-feira, 29, mas foi cancelado em virtude da tragédia ocorrida com a delegação da Chapecoense. O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, que participaria da solenidade, cancelou a vinda a Jaraguá do Sul. A delegada Tatiana e o delegado geral adjunto do Estado, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, estiveram na Delegacia da Comarca de Jaraguá do Sul com demais autoridades locais para apresentação da nova ferramenta.

O delegado regional, Adriano Spolaor, destacou o avanço nos procedimentos policiais e as vantagens do sistema. “Todos ganham, principalmente o cidadão que vai ter policiais mais tempo na rua e menos na delegacia”, falou.

2911 sala de flagrante audiovisual 20161129 1883038789Desenvolvido por uma empresa gaúcha, o programa é similar a ferramentas já utilizadas em tribunais federais e estaduais do país em audiências judiciais. O software impede que os arquivos sejam editados ou alterados, o que garante segurança e transparência ao processo.

A ferramenta já está sendo usada em Santa Catarina para os procedimentos de flagrante: auto de prisão em flagrante, termo circunstanciado flagrancial e auto de apreensão de adolescente.

A primeira etapa de implementação flagrante audiovisual em Santa Catarina começou em julho de 2015, com o projeto piloto na Central de Plantão Policial em Florianópolis e na Central de Plantão de Palhoça. Depois de alguns meses, a ferramenta também foi implantada em Balneário Camboriú e em Joinville.

Na segunda etapa, com a compra dos equipamentos necessários, o projeto foi expandido para as outras comarcas de entrância especial do Poder Judiciário catarinense: Chapecó, Lages, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Brusque, Blumenau, Rio do Sul, Jaraguá do Sul e São José.

De acordo com a delegada Tatiana Klein, o próximo passo será a implementação da ferramenta em todas as delegacias regionais do Estado.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support