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Deinfra interditará Serra do Corvo Branco por um ano

O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) interditará a Serra do Corvo do Branco, na SC-370, entre os quilômetros 98,8 e 104,8, em ambos os sentidos, por 12 meses, a partir do dia 14 desse mês. A medida, permitirá os serviços de contenção de encostas e terraplanagem numa faixa de rolamento sinuosa e estreita, anunciou o presidente Paulo Meller. As rotas alternativas para o Planalto Serrano, no período, serão pela Serra do Rio do Rastro, a SC-390, e a BR-282. Essa é a segunda etapa de pavimentação da rodovia. Na anterior, foi asfaltado o trajeto entre Urubici e a localidade de Campo dos Padres.
 
Meller chamou a atenção dos motoristas  para a existência de obras em praticamente toda a extensão da rodovia entre Tubarão e Urubici, onde o Poder Executivo aplicará mais de R$ 177,3 milhões até 2016. ?É o maior empreendimento rodoviário do Governo em volume de recursos?, enfatizou. A primeira etapa, com 20,6 quilômetros entre Urubici e Campo dos Padres, iniciou dezembro de 2008 e ficou pronta em março de 2012. 
 
Nesse momento, há trabalhos em andamento nos seguintes trechos: Tubarão a Braço do Norte/São Ludgero e de Grão Pará (localidade de Aiurê) a Urubici. O primeiro, entre Grão Pará e Urubici, foi dividido em dois segmentos:  um de Aiurê até Campo dos Padres (9,6 quilômetros) e que compreende a área a ser interditada de 6 quilômetros (Veja mapa e detalhes em vídeo no canal do Deinfra no Youtube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=R5dkRimTAnQ). Ele concentra as rampas mais íngremes e as curvas mais acentuadas. Para segurança dos usuários, foram projetados 15 locais de parada. No seguinte (Grão Pará – Aiurê), além da colocação de asfalto, estão sendo construídas três pontes, que substituirão as antigas, de madeira.
 
TUBARÃO – BRAÇO DO NORTE
 
O Deinfra autorizou, semana passada, a restauração de outros 32 quilômetros da SC-370, entre a BR-101 (Tubarão) e Braço do Norte/São Ludgero. Serão realizados, além do asfaltamento, o sistema de drenagem e implantada nova sinalização. “Por essa rodovia, principalmente nesse trecho, circulam diariamente cerca de 10 mil veículos”, salientou Meller. 
 
A empresa tem 30 dias para instalar sua logística. “Nesse período, montará o canteiro de obras, trará maquinário e o pessoal para iniciar os trabalhos e concluí-los em 18 meses. Importante lembrar que o trecho entre Tubarão e Gravatal será inteiramente recuperado, ou seja, com todas as camadas retiradas e recuperadas, nos oferecendo uma rodovia totalmente nova”, acrescentou o presidente do Deinfra.
 
ACESSO NORTE DE TUBARÃO
 
Em decorrência do tráfego pesado na SC-370, entre Tubarão e a comunidade de São Martinho, o Deinfra iniciou a construção do Acesso Norte de Tubarão (novo segmento da SC-370) com 4,5 quilômetros, disse o diretor de Planejamento da autarquia, William Wojcikiewicz. A estrada terá pista dupla, com canteiro central e iluminação, passeio, ciclovia, tratamento especial para terrenos alagadiços e um viaduto em São Martinho.
 
TRAVESSIA
 
A abertura ao tráfego de veículos pela primeira vez e de forma pioneira da Serra do Corvo Branco ocorreu em 1980. De acordo com relatos da comunidade, desde 1974 havia condições de travessia no local. Em 1999 foi ampliada a largura do corte e pavimentado 600 metros.
 
 
SC-370 – OBRAS
 
2008 – 2012 – Urubici – Campo dos Padres –  20,6 KM – R$ 36.957.285,18
2013 – 2015 – Grão Pará – Aiurê – 23,47 KM – R$ 39.799.866,08
2014 – 2015 – Grão Pará – Aiurê (3 pontes) – 86 metros R$ 1.527.519,55
2014 – 2016 – Aiurê – Campo dos Padres – 9,3 KM – R$ 36.109.181,22
2014 – 2015 – Tubarão – Braço do Norte/São Ludgero – 32 KM – R$ 12.837.910,62
2014 – 2016 – Acesso Norte de Tubarão – 4,53 KM – R$ 50.142.335,24
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