Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Definidos os novos diretores...

Definidos os novos diretores da rede estadual

escolha diretores 20151127 2043158259

Nesta quinta-feira, 26, foram realizadas em dezesseis unidades escolares, integrantes da Gerência de Educação da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), as eleições para novos diretores das escolas estaduais. Pais, professores, servidores escolares e estudantes puderam escolher qual plano de gestão preferiam e o proponente que assumiria a vaga para os próximos quatro anos. Para o secretário regional, Dorival Carlos Borga, o processo ocorreu de forma democrática e transparente. “Ficamos muito contentes em perceber a grande participação dos pais. Um dos destaques positivos ficou com a EEB Josefina Caldeira de Andrade, que quase 100% dos pais integraram o processo”, destacou.

 A votação ocorreu das 8 às 21h e foi coordenada por uma Comissão Escolar definida para acompanhar e legitimar o processo.  A Comissão Regional, composta por membros da Gerência de Educação também participaram do processo, dando o suporte necessário. Após a eleição, foram apurados os votos e divulgados os resultados.

Em Videira os diretores que assumirão a partir de 4 de janeiro são: Marisa Trindade Dambrós na EEB Inspetor Eurico Rauen; Elis Regina Deon Fiorese, na EEB Governador Lacerda; Fátima Pittol na EEB Ester Crema Marmentini; Maristela Lang Ferraz na EEB Josefina Caldeira de Andrade;  Angelita Tedesco na EEB Anisio Rachadel de Oliveira; Maridete C. Rissardi na EEB Anita Brasileira; Márcia Fátima Ribeiro na EEB. Madre Terezinha.

Na regional ainda foram eleitos: o professor Ademilson Einsweiler para a EEB Maura de Senna Pereira, de Pinheiro Preto; e em Tangará: Carmen Bressan para a EEB João Jorge de Campos e Eva Petry na EEB Mater Salvatoris. Em Iomerê a professora Terezinha C. Sartor será reconduzida ao cargo; o professor Renato Manenti na EEB Governador Bornhausen, em Arroio Trinta e em Salto Veloso, para a EEB Cecília Vivan ficou com a diretora Regina B. Ansiliero. No município de Fraiburgo a EEB Gonçalves Dias contou com a aprovação do professor Adilson Dallagnol e a EEB Bela Vista com a diretora Luciane Melotto.

As escolas que não contaram com a escolha dos diretores, em virtude da não inscrição de nenhum proponente foram: EEB Pe Bruno Pokolm; EEB São José; EEB 25 de maio; EEB Eurico Pinz. No Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), por liminar impetrada pela justiça em prol de uma das proponentes inscritas, foi postergado o processo de escolha para abril do ano que vem. Em ambas as situações, a Gerência de Educação indicará os diretores que assumirão essas unidades até que novo processo de escolha aconteça.

Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, o processo foi extremamente positivo “Tivemos uma mudança de cultura, com a participação mais efetiva de todos os integrantes da educação: pais, alunos, professores e servidores escolares. Nosso objetivo, é que agora, haja um acompanhamento e uma cobrança por parte de todos sobre o cumprimento dos planos de gestões apresentados” afirmou.

A homologação dos nomes dos diretores será efetuada na próxima semana. A Gerência de Educação procede com o recolhimento das atas de apuração que serão encaminhadas a Secretaria de Estado da Educação. Dentro de 15 dias haverá o processo de transição nas escolas onde ocorreu mudança das direções. A posse acontecerá no dia 4 de janeiro e o período da direção será de quatro anos.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{title} {text} {readmore}{/article}