Definido o local onde será construída a barragem de Botuverá
O local onde será construída a barragem de Botuverá no rio Itajaí-Mirim foi definido durante uma reunião realizada no município, nesta quinta-feira, 10. Participaram do encontro o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, o prefeito de Botuverá, Nene Colombi, representantes da Casan, Celesc e engenheiros da empresa executora do projeto. Dos três pontos apresentados, o escolhido foi o eixo 02, na localidade de Areia Baixa, a 15 quilômetros do centro de Botuverá. “O local foi bem estudado e o que causa menor impacto e melhor resultado nas ações de prevenção, que é o fator primordial da construção”, enfatizou Moratelli.
A barragem de Botuverá é considerada de médio porte. Será a primeira do Brasil a ter utilização múltipla – conter as cheias e gerar energia. A capacidade estimada com a estrutura projetada é de 1,65 megawatts. A estrutura terá capacidade para armazenar 15,7 milhões de metros cúbicos de água e a expectativa é que a vazão máxima do Rio Itajaí Mirim, em Brusque, seja reduzida de 720 m³/s. para 570m³/s. A água represada será destinada para consumo animal e humano, que poderá atender Balneário Camboriú, no Litoral. “A barragem vai impulsionar também o turismo em Botuverá, além de gerar energia e conter as cheias. É uma obra importante não apenas para nossa cidade, mas para toda a região que sofre com as enchentes”, comentou o prefeito Colombi.
Segundo os estudos feitos pela empresa responsável pela apresentação do anteprojeto da Barragem de Botuverá, a área da bacia hidrográfica até o local definido para o barramento é de 630km². O projeto prevê a construção em concreto compactado a rolo, com 37,6 metros de altura máxima. A profundidade é de 16,6 metros com 3,5 km de extensão.
O Governo do Estado vai investir na obra cerca de R$ 115 milhões, pelo programa Pacto Por Santa Catarina. Com o local definido, o próximo passo é a elaboração do Projeto executivo, que deve ficar pronto até julho deste ano. Após esse período, será realizada a licitação para a execução da obra, que deve ser finalizada em 2016.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br