Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Definido local para construção...

Definido local para construção do Núcleo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei

O Estado vai ceder um terreno para construção do Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente Infrator (NAI), em Florianópolis. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 2, entre o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e representantes da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ-TJ), Ministério Público e prefeitura municipal da Capital. O terreno é de propriedade do Estado e fica na SC-401, com viabilidade para construção de quatro pavimentos. A área a ser construída tem cerca de 8 mil metros quadrados.

A partir desta definição, a Secretaria de Segurança Pública encaminhará à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), nos próximos dias, a documentação necessária, formalizando o interesse do Estado na construção desta unidade de atendimento especial ao adolescente infrator. O NAI será construído com recursos da SDH/PR, autora de um projeto modular, num investimento de R$ 5 milhões mais a contrapartida do Estado, que gira em torno de 10% do valor da obra.

O NAI tem como objetivo agilizar e dar maior efetividade à jurisdição penal juvenil, tanto na área da apuração da prática de atos infracionais, quanto na aplicação e execução das medidas socioeducativas. O atendimento será especial, feito por equipe interinstitucional, composta por juízes de Direito, promotores de Justiça, Defensores Públicos, Delegados de Polícia, Agentes de Polícia, Polícia Militar e funcionários da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis.

Para o secretário César Augusto Grubba, a construção do NAI preserva a dignidade dos jovens infratores ao garantir atendimento e encaminhamento individualizados. Já o desembargador Sérgio Izidoro Heil, coordenador estadual de Infância e Juventude (Ceij-TJ), diz que NAI acelera a aplicação de medidas socioeducativas aos jovens em conflito com a lei e, desta forma, auxilia na redução da sensação de impunidade junto à opinião pública.

Participaram ainda da audiência o diretor de gestão patrimonial do Governo, Pedro Roberto Abel; Gerente de obras da SSP, Coronel PM Dirceu Antônio Oldra; Juíza Brigitte Brigitte Remor de Souza May e o Promotor Marcílio de Novais Costa, ambos da comarca da Capital, da área da Infância e Juventude, mais a assessora da Diretoria de Planejamento e Avaliação da SSP, Maria Elisa De Caro e a assistente social Lilian Domingues, do CEIJ-TJ.

Informações adicionais
João Carlos Mendonça Santos
Secretaria de Estado da Segurança Pública
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-7615

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support