Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil SC é...

Defesa Civil SC é pauta do Dia de Ação de Governo na ADR de Tubarão


Foto: Cleiton Ferrazo/SDC

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, nesta quinta-feira, 30. A pauta, programada pela ADR, marcou mais uma edição do Dia de Ação de Governo, no qual cada secretário de Estado visita uma agência para acompanhar as ações do governo e ouvir as demandas.

Pela manhã, Moratelli conversou com autoridades regionais na Associação Empresarial de Tubarão (ACIT). Na oportunidade, ele falou sobre as principais ações que a Secretaria de Estado da Defesa Civi tem desenvolvido em Santa Catarina. Entre elas, a cobertura por radares meteorológicos; construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres em Florianópolis e seus 20 centros regionais; sistemas de alertas, inclusive por SMS; e mapeamento de risco geológico e hidrológico, que será realizado em breve pela CPRM. Ele também apresentou como está o projeto de melhoramento fluvial do Rio Tubarão.

Melhoramento fluvial do Rio Tubarão

O projeto prevê obras de manutenção do rio, aprofundamento, recuperação da calha, proteção de margens e diques marginais. Já foram realizadas audiências públicas em Laguna, Capivari de Baixo e Tubarão. O projeto executivo foi contratado e concluído pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). Já o licenciamento do projeto executivo foi contratado e concluído pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Em outubro deste ano, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) liberou a Licença Ambiental Prévia (LAP). O órgão ambiental apontou que o projeto executivo necessita de retificação por parte da SDS. Com isso, a Defesa Civil SC enviou um ofício à SDS pedindo atenção especial às condicionantes da LAP, principalmente relacionadas às retificações necessárias do projeto executivo. A LAP abre uma porta para captar recursos a fim de realizar dragagem.

Após vencidas essas etapas, é necessário ainda a Licença Ambiental de Instalação. O trabalho pretendido compreende o trecho entre a ponte da BR-101 e sua foz, na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, considerando ainda uma continuidade da dragagem até os molhes da Barra de Laguna. O prazo de execução previsto é de 48 meses.

joomplu:32898

Centro Regional

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd Regional) está em implantação no município. Ele está localizado na Rua Padre Roberto Landel de Moura, Bairro São João, próximo ao Batalhão de Polícia Militar. A previsão é conclui-lo até metade de dezembro deste ano. O centro possui cerca de 160m2, sala de situação, videoconferência, gerador de energia, garagem, cozinha, banheiro e escritório. Em dias normais, o coordenador regional e um auxiliar vão trabalhar. Já quando acontecer alguma adversidade na região, ele será o ponto de encontro para as autoridades se reunirem e gerenciarem a crise para que não se torne um desastre.

Alertas via SMS

A recente ferramenta de alerta da Defesa Civil foi ampliada para todos os municípios. O projeto iniciou em fevereiro com 20 municípios piloto. Agora, qualquer cidadão catarinense pode realizar o cadastro no sistema. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP para o número 40199. O serviço é gratuito. Além do SMS, os alertas continuam nas plataformas digitais como o Twitter, Facebook, Instagram e site oficial.

Ainda durante o Dia de Ação de Governo, foram visitados o Batalhão de Polícia Militar, que está em obras após o vendaval do ano passado; o quartel do Corpo de Bombeiros; e um dos primeiros kits de transposição de obstáculos instalados pela Defesa Civil, em Gravatá. Também houve participação na formatura de jovens agricultores no Cetuba – Epagri.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: 
defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support