Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil reúne mais...

Defesa Civil reúne mais de 200 pessoas no Seminário Regional em Rio do Sul

A região dos municípios que integram a AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí reuniu 28 prefeitos na 8ª edição dos Seminários Regionais da Defesa Civil nesta sexta-feira, 6, no auditório da FAMESUL/UNIASSELVI, em Rio do Sul. Mais de 200 pessoas participaram do encontro.

Até agora, 180 prefeituras de oito associações de municípios já participaram dos trabalhos de capacitação e estruturação das defesas civis municipais com os seminários. Entre os temas abordados, os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres.

Com a presença maciça do público e autoridades municipais, estaduais e federais, na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado Milton Hobus falou do grande salto que a Defesa Civil do Estado está promovendo. A região de Rio do Sul será beneficiada com mais de 8,5 km de obras no leito dos rios com dragagem e proteção das encostas, num investimento médio de R$ 250 milhões na segunda fase das obras programadas para o próximo ano.

Entre as ações apresentadas pelo secretário Milton Hobus, está a entrega dos kits de monitoramento, compostos por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres. O próximo passo é a entrega de equipamentos de rádio amador para interligar ainda mais cada Defesa Civil municipal.

O centro de monitoramento e alerta que já deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2014, aonde, entre outras coisas, celulares (smartphones), através de um aplicativo, vão levar em tempo real as informações sobre o risco iminente de desastres aos cidadãos. A ideia é criar uma rede de informações entre os órgãos, para levar informações, alertas e instruções para se proteger e como agir.

O secretário Milton Hobus aproveitou para falar também sobre os “Kits de Transposição” que estão sendo adquiridos. São pontes e pontilhões, geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no estado que serão substituídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas com custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. A intenção é montar o kit em um único dia, liberando o tráfego na região afetada, uma ação considerada inédita no Brasil. A meta é que até julho do próximo ano, cerca de 600 pontes já estejam construídas em Santa Catarina.

Os seminários regionais da Defesa Civil serão realizados até o final do mês de setembro. A próxima edição está marcada para o dia 12 de setembro no Auditório da AMARP – Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.

{article pamela-marin-defesa-civil}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support