Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil relembra o...

Defesa Civil relembra o desastre de 2008 com ações de fortalecimento da cooperação e resiliência

Neste mês de novembro a secretaria de Estado da Defesa Civil promove, em parceria com os municípios, série de atividades para relembrar a passagem dos 10 anos do “Desastre de 2008”, em que 135 pessoas perderam a vida. A iniciativa vai fomentar o debate e reflexão sobre a importância das políticas nacionais e internacionais de Redução de Risco e Desastres (RRD) e tem como tema “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência”.

Na segunda-feira (19), às 14h, no Centro Regional da Defesa Civil (CIGERD), em Itajaí, a imprensa e comunidade interessada poderão acompanhar a palestra do secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, e do professor Francisco Costa, da Universidade do Minho – Portugal, sobre “Redução de riscos de desastres, resiliência e governança: perspectivas no quadro de Sendai”. A transmissão será feita simultaneamente para todos os centros regionais e contará com a participação do secretário executivo da ADR, Fredolino Alfredo Bento e do coordenador regional da Defesa Civil, Eliezer Cardoso. O CIGERD Itajaí fica nos fundos da Câmara de Vereadores.

O objetivo da ação é fortalecer a cooperação, a resiliência e o debate sobre a Proteção e Defesa Civil com foco na redução de risco de desastres. Da mesma forma, formalizar a rede de pesquisa e estudo sobre risco e desastre na foz do Rio Itajaí (REPEDfri), possibilitar a integração da região da AMFRI com os municípios limítrofes e fortalecer o colegiado de Defesa Civil e o GRAC regional.

Durante todo o mês, os municípios de Balneário Camboriú,  Balneário Piçarras,  Barra Velha, Bombinhas,  Brusque, Blumenau, Camboriú, Canelinha, Gaspar, Itapema, Itajaí, Ilhota,  Luiz Alves,  Massaranduba, Navegantes, Porto Belo, Penha, São João do Itaperiú, Tijucas, estarão realizando diversas atividades preventivas como Rotas de Fugas em escolas, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, simulados, sessão solene na Câmara de Vereadores, exposição de fotos, inauguração de memoriais, plantio de mudas, e a participação no Concurso de Desenhos, entre outras, visando ampliar a consciência de proteção na população e junto as escolas.

No dia 22, das 8h às 18h30, será realizado o Seminário Regional Fortalecimento da Cooperação e Resiliência, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, com exposição das agências que atuam na resposta a desastres e organizações de ensino que produzem conhecimento a respeito de riscos e desastres.

O seminário também contará com a presença do promotor da ONU (Campanha Cidades Resilientes), Sidnei Furtado, e da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Dutra Freire.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support