Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil regional mantém...

Defesa Civil regional mantém alerta sobre a passagem do ciclone extratropical

ciclone extratropical 20140627 1991159701

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém o estado de alerta em todo o Estado. A comunidade precisa manter a atenção, pois ainda há previsão da passagem do ciclone extratropical, fenômeno que pode afetar todas as regiões.

>>> Acesse a galeria de fotos

Conforme o gerente regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, o fenômeno meteorológico terá seu pico de ação na madrugada deste sábado. “É fato que  o ciclone vai acontecer, porém os efeitos mais notáveis serão no aumento das ondas do mar, chegando a mais de 3 metros de altura. Fortes ventos também serão consequência do fenômeno”, informa. “Nenhum tipo de navegação é recomendado”, completa.

Silveira explica que nas últimas 120 horas, a região Sul teve picos de chuva de 45 a 93 milímetros, sendo Urussanga e Laguna as cidades que receberam os maiores índices de chuva. Criciúma obteve uma variação de 46 milímetros E no Balneário Rincão, já foi verificado índices de alagamento.

“Em algumas regiões pode chegar até 160 milímetros de chuva, o que é bastante. A situação pode ficar pior, pois indícios mostram que outras áreas podem ultrapassar os 300 milímetros”, ressalta. “Para se ter uma ideia, triplicou a quantidade de chuva que, geralmente, ocorre no mês de junho”, complementa.

Precauções

A função da Defesa Civil regional é alertar a Defesa Civil dos municípios e também a população sobre os casos de fenômenos meteorológicos. Por isso, o gerente Rosinei da Silveira ainda solicita cuidado maior por parte dos moradores, principalmente os que residem em região litorânea, próximo às praias e áreas próximas aos rios.

O que são ciclones extratropicais

É um fenômeno que pode causar grandes estragos por onde passam. Diferente dos tornados, o ciclone pode originar-se tanto da terra quanto do mar, e seus efeitos nem sempre são catastróficos.

Os ciclones extratropicais podem surgir em alguns casos com grandes chuvas e fortes ventos. O surgimento destes ciclones se dá devido à junção de frentes quentes com as frentes frias que afetam a pressão atmosférica, que quando as duas frentes se encontram geram ventos meridionais (Sul e Sudoeste).

Mais informações para a imprensa
Ioton Anselmo Pereira Neto – Texto e foto: Diego Colombo
Secretaria Regional de Criciúma
Fone: (48) 9127-6838
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support