Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil realiza Seminário...

Defesa Civil realiza Seminário para fortalecer municípios do Extremo-Oeste

Nesta quarta-feira, 14, São Miguel do Oeste sedia o 2º Seminário Regional de Proteção de Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. O encontro será no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com início às 8h. O evento é organizado pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil Estadual de São Miguel do Oeste e realizado em parceria com a Federação Catarinense de Municípios e a Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Os trabalhos começam com palestra do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. À tarde, as diretorias de Resposta e Prevenção debatem gestão de riscos e de desastres. Além de palestras, o encontro também conta com oficinas. O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O encontro visa ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas.

Para fechar o trabalho na região, terá a reunião do colegiado de defesa civil. O encontro visa atualizar as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria de Estado da Defesa Civil no âmbito das 20 coordenadorias regionais. Também é uma oportunidade para implementação dos colegiados nas regiões que ainda não possuem.

Em todo o Estado

O trabalho para fortalecer os municípios de Santa Catarina por meio dos seminários foi iniciado em maio pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. No total, 20 Seminários serão realizados até setembro. O secretário Moratelli, comenta que tudo isso faz parte do novo sistema integrado de proteção e defesa civil que a secretaria de Estado da Defesa Civil está construindo, na qual todos os municípios podem e devem registrar seu plano de contingência.

“O conjunto de ações integradas se constitui como um sistema pioneiro de enorme importância para a gestão de risco e desastres no Estado, estabelecendo um vínculo de planejamento, comunicação e ação entre Municípios, regiões e Estado. Este ano teremos o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe os Centros Regionais e também da Capital. Isso possibilita uma resposta mais rápida ao cidadão para não deixar que uma crise se torne um desastre”, comenta Moratelli.

Conforme a diretora de Prevenção, Caroline Margarida, o plano de contingência é um dos principais instrumentos municipais de gestão de risco e desastres. “Ele é um dos componentes fundamentais da fase de preparação, visando tanto essa fase como a de resposta”, afirma.

Programe-se!

O quê: II Seminário Regional de Proteção de Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro

Quando: 14/06/17

Local: Auditório do IFSC SMO

Inscrições: Gratuitas no www.egem.org.br

Público – alvo: Prefeitos e vices, coordenadores municipais de defesa civil e pessoas que tenham interesse na área de proteção de defesa civil.

Informações adicionais para a imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Defesa Civil
www.defesacivil.sc.gov.br

Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900