Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil mantém alerta...

Defesa Civil mantém alerta com as chuvas que atingem o Estado

O levantamento da Defesa Civil de Santa Catarina divulgado às 19h, de quinta-feira, 26, indica que as cidades de Tangará, Herval do Oeste, Ouro, Capinzal, Joaçaba, Ibiam e Jaborá são as mais afetadas pela chuva que atinge o Estado há 72 horas. O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, embarca na noite desta quinta-feira para Chapecó para percorrer a região.

O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, informou que os níveis dos rios da bacia do Rio do Peixe, na região do Joaçaba preocupam. O Rio Uruguai também oferece risco de inundação nas áreas ribeirinhas. “A partir desta sexta-feira, a previsão é de chuva intensa. Os municípios devem ficar em alerta, já que existe risco de deslizamento e inundações em algumas áreas do Oeste, Meio-Oeste (Vale do Rio do Peixe) e Planalto Sul”, disse Rudorff.

Em Itapiranga, no Extremo Oeste, o nível do rio está com 11,20 metros acima do normal, que é de cerca de 2 metros. A zona rural está sendo afetada e há registro de alagamentos nas áreas urbanas. Uma das áreas atingidas foi a SC-283, entre Seara e Arvoredo.

Previsão
A partir de sexta-feira, 27, um ciclone extratropical também deve influenciar no tempo e causar ventos fortes. Entre sexta-feira e sábado a chuva forte atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Um ciclone extratropical, ainda em formação, também vai influenciar no tempo em todo o Estado a partir desta sexta-feira, há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

Para sábado, 28, os números apontam volumes significativos, principalmente, nas áreas próximas ao RS, com acumulados entre 150mm e 240mm. No Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 90mm e 150mm, com melhora do tempo no decorrer do dia.

Em relação ao Planalto Norte, castigado com as chuvas fortes registradas no início do mês de junho, a previsão é que o acumulado desse período chegue aos 140 milímetros. De acordo com o gerente de Monitoramento, o acompanhamento do cenário é constante. “Estamos atentos e todos os municípios do Estado serão informados da previsão, para que fiquem em alerta”.

Os indicativos são revisados de forma frequente. O recomendado é que as atualizações sejam acompanhadas pelo site da Defesa Civil.

Ventos
A partir de sexta-feira, há previsão de ventos intensos e persistentes de quadrantes sul e sudeste, entre 80km/h e 120km/h, podendo até superar estes valores. O mar deve ficar muito agitado, com ondas de sudeste e picos de 4 metros a 6 metros, mais altos no sábado e no domingo ao sul da região do Baixo Vale do Itajaí. Neste período, há previsão de ressaca no Litoral catarinense. A combinação de ondas altas, ventos fortes e maré de sizígia deve agravar o risco de inundações e alagamentos nas áreas litorâneas devido às chuvas intensas que estão previstas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Informações adicionais:
Paulo Cesar Santos
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 e (48) 9159-0445
E-mail: defesacivilsc@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support