Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil libera parte...

Defesa Civil libera parte da Escola Maura de Senna Pereira, em Pinheiro Preto

As chuvas que castigaram a região de Videira no final do mês de junho ainda refletem no dia-a-dia da comunidade. Exemplo disso, em Pinheiro Preto, o terreno onde está construída da Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira desmoronou, abalando a estrutura do educandário. Na tarde desta quinta-feira, 10, a Comissão Municipal da Defesa Civil (Comdec /Pinheiro Preto) entregou ao secretário regional de Videira, Evandro Colle, e à gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, o laudo que libera alguns blocos da escola para uso. Dessa forma, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 14. Também participaram da reunião o diretor da escola, Ademilson Antonio Einsweiller, e o gerente regional de Infraestrutura Elias Boçois.

 

 “Tomamos todas as medidas necessárias. Assim que ocorreu o fato, juntamente com a Prefeitura de Pinheiro Preto, suspendemos as aulas e antecipamos as férias escolares, previstas para o final do mês de julho. Também em parceria com a Prefeitura, solicitamos  pareceres técnicos de vários profissionais: geólogos, engenheiros civis e arquitetos. Tanto a Defesa Civil Municipal quanto a Estadual acompanharam todas as operações. Agora, com o laudo em mãos, acataremos as orientações da  Comdec, garantindo a segurança dos alunos e funcionários da escola”, explicou Colle.

O bloco da parte de cima da construção, bem como o bloco da frente e parte da secretaria estão liberados para o uso e serão monitorados constantemente. Já o bloco de salas da parte inferior e a biblioteca da escola estão interditados. Para evitar que alunos circulem próximo à parte que desmoronou e nas áreas interditadas serão colocados tapumes que impedirão a passagem.

“Neste primeiro momento teremos que readaptar a escola. Algumas salas de aula estão interditadas, então teremos que passar as turmas para outras salas. Coisas simples, mas que demandam um pouco de paciência. O importante é que os alunos não terão nenhum tipo de prejuízo com o calendário escolar e que aulas acontecerão em total segurança”, destacou Rita. Um muro de contenção também será construído no local, como forma de preservar a edificação, além de serviços de drenagem que serão feitos na parte de trás da escola.

Reunião com Pais

Com o intuito de explicar para os pais e responsáveis dos alunos como funcionará a escola, será feita uma reunião, nesta sexta-feira, 11, às 19h30, no auditório do Centro Educacional Padre Trudo Plessers, com participação do diretor, Ademilson Antonio Einsweiller; da gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares; e da Comissão Municipal de Defesa Civil. “Queremos informar os pais de tudo que foi feito até o momento, os laudos técnicos e mostrar que na parte onde haverá aula não foi abalada“, afirmou Rita.

{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support