Defesa Civil libera parte da Escola Maura de Senna Pereira, em Pinheiro Preto
As chuvas que castigaram a região de Videira no final do mês de junho ainda refletem no dia-a-dia da comunidade. Exemplo disso, em Pinheiro Preto, o terreno onde está construída da Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira desmoronou, abalando a estrutura do educandário. Na tarde desta quinta-feira, 10, a Comissão Municipal da Defesa Civil (Comdec /Pinheiro Preto) entregou ao secretário regional de Videira, Evandro Colle, e à gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, o laudo que libera alguns blocos da escola para uso. Dessa forma, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 14. Também participaram da reunião o diretor da escola, Ademilson Antonio Einsweiller, e o gerente regional de Infraestrutura Elias Boçois.
“Tomamos todas as medidas necessárias. Assim que ocorreu o fato, juntamente com a Prefeitura de Pinheiro Preto, suspendemos as aulas e antecipamos as férias escolares, previstas para o final do mês de julho. Também em parceria com a Prefeitura, solicitamos pareceres técnicos de vários profissionais: geólogos, engenheiros civis e arquitetos. Tanto a Defesa Civil Municipal quanto a Estadual acompanharam todas as operações. Agora, com o laudo em mãos, acataremos as orientações da Comdec, garantindo a segurança dos alunos e funcionários da escola”, explicou Colle.
O bloco da parte de cima da construção, bem como o bloco da frente e parte da secretaria estão liberados para o uso e serão monitorados constantemente. Já o bloco de salas da parte inferior e a biblioteca da escola estão interditados. Para evitar que alunos circulem próximo à parte que desmoronou e nas áreas interditadas serão colocados tapumes que impedirão a passagem.
“Neste primeiro momento teremos que readaptar a escola. Algumas salas de aula estão interditadas, então teremos que passar as turmas para outras salas. Coisas simples, mas que demandam um pouco de paciência. O importante é que os alunos não terão nenhum tipo de prejuízo com o calendário escolar e que aulas acontecerão em total segurança”, destacou Rita. Um muro de contenção também será construído no local, como forma de preservar a edificação, além de serviços de drenagem que serão feitos na parte de trás da escola.
Reunião com Pais
Com o intuito de explicar para os pais e responsáveis dos alunos como funcionará a escola, será feita uma reunião, nesta sexta-feira, 11, às 19h30, no auditório do Centro Educacional Padre Trudo Plessers, com participação do diretor, Ademilson Antonio Einsweiller; da gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares; e da Comissão Municipal de Defesa Civil. “Queremos informar os pais de tudo que foi feito até o momento, os laudos técnicos e mostrar que na parte onde haverá aula não foi abalada“, afirmou Rita.
{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}