Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil instala o...

Defesa Civil instala o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres no Alto Vale do Itajaí

Foto: Homero Buzzi / ADR Rio do Sul

A Defesa Civil do Estado está terminando a construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Rio do Sul, completando assim 20 centros regionais em Santa Catarina. 

Conforme informações dadas pelo gerente regional de Defesa Civil para o Alto Vale do Itajaí, Jaimerson Espíndola, os centros são usados para treinamento da Defesa Civil dos municípios e para gerenciamento de desastres. Junto ao centro funciona toda a logística para se dar uma primeira resposta aos desastres climáticos que possam ocorrer toda a região do Alto Vale do Itajaí. O Cigerd em Rio do Sul tem nove módulos, contando com equipamentos que vão desde vídeo-wall, para conferências remotas e reuniões via vídeo, computadores para gerir crises e uma série de equipamentos, tais como gerador próprio de energia, antenas e cabeamento.

O secretário executivo da Agencia de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, acrescenta que o Cigerd dá extremo profissionalismo à Defesa Civil, aparelhando melhor os agentes, dando respostas mais rápidas a desastres e facilitando o gerenciamento de crises. O serviço gratuito de notificação de emergência via SMS, os Cigerds e a unificação dos serviços com os radares meteorológicos, marcam a evolução catarinense em Defesa Civil para proteção da população.

“Hoje temos a informação antecipada, com mais qualidade de operar todos os equipamentos, como as barragens e o serviço SMS, pode-se informar qual é o fenômeno climático que vai ocorrer e quais as providências que devem ser tomadas. Isso é uma conquista extraordinária e transformadora. Santa Catarina e nossa região estarão ainda mais protegidas”, disse.

O Cigerd de Rio do Sul ficará pronto até o fim de novembro e, como todos os demais Cigerds, estará ligado à Central Integrada de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336   
sc.gov.br/regionais/riodosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support