Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil instala Central...

Defesa Civil instala Central de Triagem em Chapecó para atender demanda dos municípios do Oeste

A Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó e a prefeitura de Chapecó, instalou na tarde desta sexta-feira, 27, a Central de Triagem para atender as necessidades dos municípios da região Oeste do Estado. A Central vai funcionar no pavilhão 1 do Parque de Exposições Tancredo Neves, na Efapi. O objetivo é reduzir o tempo entre a solicitação e a entrega dos materiais à população atingida.

O local vai receber todo material enviado pela Defesa Civil do Estado ou pelo Governo Federal, para ser separado e depois encaminhado aos municípios, conforme a necessidade de cada um. Os itens mais urgentes no momento são água potável e materiais de limpeza. “A gente fornece alguns materiais e, outros, buscamos junto ao Governo Federal. Aqui vamos trabalhar desde a cesta básica, de higiene pessoal, material de consumo, colchões, travesseiros e cobertas, dentro de um padrão de atendimento que já desenvolvemos em outras situações”, comenta o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está in loco acompanhando os problemas na região.

O controle das mercadorias será feito por uma equipe da Defesa Civil, com apoio da SDR e da prefeitura de Chapecó. O local irá funcionar 24 horas por dia, num período de aproximadamente 20 dias. “Os municípios atingidos fazem a solicitação e, conforme vamos recebendo os pedidos, operacionalizamos a distribuição”, destaca Moratelli.

Segundo o secretário, os municípios mais atingidos na região são Itapiranga, São Carlos e Águas de Chapecó. Por volta das 14h desta sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina também confirmou o rompimento da Central de Geração de Hidrelétrica – CGE, em Ponte Serrada, distante 56 quilômetros de Arvoredo, onde aproximadamente 200 famílias devem ser removidas de suas casas por medida de segurança. As águas inicialmente atingiram a BR-282, próximo a curva da Santa, no trevo do Irani, causando sua interdição.

Em Águas de Chapecó, 700 pessoas foram atingidas pela enchente, sendo que 200 estão abrigadas em escola municipal e outros 500 moradores desalojados, foram locados em casa de familiares. Em Balneário de Pratas, São Carlos, são 70 residências atingidas, com 150 pessoas desabrigadas e realocados em uma escola. O Rio Chapecó que cruza as duas cidades está 12 metros acima do leito.

Condições das Rodovias:

SC-154: Concórdia/Itá – interditada parcial devido à queda de barreira, com trânsito em meia pista para veículos leves;

BR-282: Chapecó/Pinhalzinho – interditada em meia pista próximo ao município de Nova Itaberaba, entre os trevos, devido à queda de barreira;

BR-282: Ponte Serrada/Irani – interditada devido rompimento de barragem;

BR-153: Concórdia/Erechim – interditada parcialmente, somente passagem de veículos leves;

SC-266: Xavantina/Xanxerê – interditada com queda de barreira e rachaduras na pista;

SC-283: São Carlos/Palmitos – interditada devido o acúmulo de água sobre a pista e quedas de barreira.

Informações adicionais:
Douglas Dorneles
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail:  imprensa@cco.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 8835-0089

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support