Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil informa vertimento...

Defesa Civil informa vertimento da Barragem Sul em Ituporanga

Foto: Divulgação / SDC

A Barragem Sul, em Ituporanga, começou seu vertimento na tarde desta sexta-feira, 3, às 15h27, quando o nível do reservatório atingiu a cota de 31,00 metros (IBGE 401,00m). No momento, a capacidade de armazenamento do reservatório se encontra em 100,00%. É importante destacar que o vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica.

A Barragem Oeste, em Taió, segue com sete comportas fechadas, e iniciou seu vertimento na manhã da última quinta-feira, 2. Neste momento, o nível do reservatório é de 24,72 metros (IBGE 363,72), com ocupação de aproximadamente 112%. Já a Barragem Norte, em José Boiteux, também segue com suas duas comportas fechadas, com ocupação de cerca de 63%.

Monitoramento Hidrológico

Os altos volumes de chuva que atingiram o Estado nos últimos dias causaram alagamentos, enxurradas e inundações. Na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, os níveis dos rios Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu já se encontram em níveis de emergência nos municípios de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul, Lontras, Apiúna, Timbó e Blumenau. Mesmo com a redução das chuvas, a tendência é que esses rios sigam em elevação ao longo desta sexta-feira, podendo atingir níveis próximos de 9 metros em Rio do Sul e Blumenau, 10 metros em Taió e 7,5 metros em Timbó. 

Na região do Extremo-Oeste, o nível do rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, atingiu nível de alerta para inundações, e segue em elevação, já em 9,38 metros no município de Itapiranga, podendo atingir nível superior a 10 metros. Assim como na bacia hidrográfica do Rio do Peixe, no Meio-Oeste, onde o rio de mesmo nome já atingiu nível de emergência, no município de Joaçaba. Em todo o Oeste catarinense foram registrados significativos eventos de alagamentos e enxurradas, como nos municípios de Quilombo, Saudades e São Domingos.

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das defesas civis dos municípios.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SDC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support