Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil implanta o...

Defesa Civil implanta o Grupo de Ações Coordenadas em São Miguel do Oeste


Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

O Colegiado Regional de Governo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Miguel do Oeste esteve reunido nesta quarta-feira, 07, para a reunião mensal. Em pauta, a implantação do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que tem o objetivo de reunir órgãos e empresas estaduais para dar uma resposta mais rápida à população em situações de crise. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de São Miguel do Oeste.

O secretário-adjunto da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza coordenou a reunião e apresentou aos membros do Colegiado a estrutura da Secretaria que poderá ser utilizada por todas as regiões de Santa Catarina. “A integração com o Centro de Florianópolis será de grande importância, principalmente quando alguma cidade estiver passando por uma emergência”, explica.

Segundo ele, o Cigerd estadual concentra os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Cartografia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência e Ações Emergenciais, Gestão Integrada de Crise e Resposta a Desastres. “Toda essa estrutura e equipes estarão integradas com os Centros Regionais, trabalhando em conjunto”, afirma. A estrutura ainda não foi inaugurada, mas já gera serviços como o de emissão de alertas meteorológicos e demais funções operacionais da Defesa Civil.

Fabiano de Souza enaltece que o Grac em São Miguel do Oeste vai possibilitar um planejamento dos órgãos competentes. A Defesa Civil prevê a criação de protocolos em cada região, que será elaborado em parceria com o Colegiado e Agências de Desenvolvimento Regional. “Nas próximas semanas, serão encaminhados materiais para que o Grupo adapte o protocolo à realidade da região. Os membros do Grac também poderão convidar outros órgãos e entidades que considerem importantes”, disse.

joomplu:35367

Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail:
imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support