Defesa Civil finaliza orientação das logísticas de doações ao RS, que entra em nova fase de recuperação
Foto: Airton Fernandes / SDC
Desde o início do desastre no Rio Grande do Sul, o Governo de Santa Catarina tem se destacado pela solidariedade e eficiência no apoio ao estado vizinho. Equipes de diversos órgãos catarinenses estiveram presentes desde os primeiros momentos. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina informa que, devido à atual fase de recuperação no Rio Grande do Sul, encerra a participação na orientação da logística de doações até o dia 30 de junho. No entanto, ressalta que aqueles que desejarem contribuir podem enviar diretamente as doações ao estado vizinho.
“Entendemos que o Rio Grande do Sul está enfrentando um novo estágio neste processo de recuperação”, afirmou o Major Ireno, gerente de logística e assistência humanitária. “Nosso apoio inicial foi crucial, e agora confiamos na capacidade do próprio estado gaúcho para gerenciar as doações que ainda forem recebidas.”
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil atuou em três frentes durante todo processo de assistência ao Rio Grande do Sul : auxílio às operações, assistência humanitária e auxílio ao comando de operações. Foram enviados profissionais e uma unidade de comando ao estado vizinho.
Na operação de assistência humanitária, os profissionais da Defesa Civil fizeram o trabalho de orientação na coleta e o transporte de itens essenciais para as áreas afetadas. Desde o início das operações foram enviados ao Rio Grande do Sul 2.090 toneladas de donativos.
“Inicialmente, orientamos a população catarinense na doação dos itens necessários, garantindo que cada contribuição chegasse de maneira precisa e oportuna às mãos daqueles que mais precisavam. As primeiras semanas foram intensas, com a entrega rápida e eficaz de múltiplos suprimentos”, relatou Major Ireno , gerente de logística de assistência humanitária.
O Governo de Santa Catarina permanece comprometido em apoiar o Rio Grande do Sul durante todo o processo de reconstrução, assegurando que a assistência às comunidades afetadas seja contínua e efetiva.
Para mais informações sobre como ajudar ou acompanhar o progresso das operações de ajuda humanitária, acesse o site oficial da Defesa Civil de Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação | SDC
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br