Defesa Civil envia quase 40 mil telhas para Fraiburgo

Quase 40 mil telhas foram entregues pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, a famílias atingidas pelo forte granizo registrado no município de Fraiburgo, no dia 18 de outubro. O balanço final é do Formulário de Identificação de Desastres (Fide), que apontou que 2.160 residências foram afetadas, além de 11 instalações públicas e 8.702 pessoas atingidas, sendo que 60 ficaram feridas e duas morreram. Danos na agricultura também foram registrados.
Para agir na recuperação do município após o temporal, foi criado um comando de operações formado por três coordenadores Regionais da Defesa Civil estadual e municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Ajuda Humanitária da Polícia Militar e Ambiental, Prefeitura, voluntários e 30 viaturas. Mais de cem pessoas ajudaram a distribuir as lonas que a Secretaria de Estado da Defesa Civil enviou.
Com o protocolo de operações, foi realizado o levantamento de dados dos afetados, e a Defesa Civil procedeu com o envio de cerca de 40 mil telhas de fibrocimento ao município. “Num prazo recorde, menos de quatro dias e meio, a equipe conseguiu distribuir todas as telhas e a lona”, conta o secretário Rodrigo Moratelli. Segundo ele, em menos de dez dias, mais de 95% do trabalho já tinha sido finalizado.
Estrutura do Estado
Santa Catarina está situada numa área geográfica exposta a eventos climáticos, e para atuar nesses casos, tem a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Para Moratelli, o que aconteceu em Fraiburgo foi uma crise gerada por um evento meteorológico e não se transformou em desastre porque o Estado atuou de maneira rápida. “Isso demonstra que somos um Estado ativo, temos um comando do governador que solicita o atendimento pronto e amplo para todos aqueles que foram afetados e o nosso trabalho visa garantir a integridade física e a proteção da vida de todo catarinense e restabelecimento do cenário”, comenta.
O secretário convida a população para acompanhar a previsão do tempo e alertas nas mídias oficias do governo, entre eles a fanpage do Governo SC, Defesa Civil SC e Epagri/Ciram. “Ao receber um alerta, compartilhe com os outros. Ao observar um fenômeno meteorológico se formando, procure um lugar seguro”, finaliza.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira