Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil e prefeitura...

Defesa Civil e prefeitura da Capital entregarão 20 casas para famílias que viviam em áreas de risco

O secretário-adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, e o prefeito em exercício de Florianópolis, João Amim, assinaram um termo de compromisso para construir 20 novas casas para famílias que tiveram que deixar as residências interditadas pela Defesa Civil. Estas famílias vivem, hoje, com o chamado aluguel social. Na maior parte dos casos, as casas foram interditadas por estarem em áreas de risco. A assinatura do termo de compromisso ocorreu na última sexta-feira, 28, e a primeira residência será entregue já na próxima quinta-feira, 3.

As residências seguem o padrão de kits modulares, serão construídas em diferentes bairros do município e não terão custo para as famílias. “As famílias que vão ser beneficiadas estão esperando esse bem. Não podemos mantê-las em áreas de risco. A Defesa Civil de Santa Catarina quer atender, ainda este ano, 300 famílias,” afirmou o secretário Moratelli.

Para que as casas fiquem prontas e o município seja beneficiado, é necessário que a prefeitura deixe os terrenos prontos, com toda infraestrutura e escriturado no nome da matriarca da família. Nessa etapa, a previsão é que sejam investidos R$ 700 mil. O prazo para conclusão das 20 casas é de 80 dias. A primeira será entregue nesta quinta, na Vila Aparecida, região continental de Florianópolis.

“Quem mora na cidade, quem acompanhou as chuvas de 2008 e 2011, quem sabe o que é aluguel social, quem sabe o déficit habitacional de Florianópolis e conhece a tecnologia que permite entregar 20 casas em 80 dias, vê com otimismo essa gente tendo um teto novamente, tendo de volta a sua dignidade num curto espaço de tempo”, disse o prefeito em exercício.

Cada kit casa modular tem aproximadamente 39 metros quadrados de área privativa. O custo de cada imóvel fica em torno de R$ 40 mil. Os recursos investidos são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil, criado pelo governador Raimundo Colombo, para agilizar os investimentos emergenciais da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

A construção das casas modulares
O projeto inicial da planta pode ser adaptado para diversas necessidades, como escritórios ou postos de saúde. O modelo utiliza painéis isotérmicos autoportantes, ou seja, painéis estruturais tipo sanduiche (aço galvalume + poliuretano modificado + aço galvalume) que formam as paredes internas e externas da casa. As portas e esquadrias metálicas integram os painéis e a cobertura é composta por telhas termoacústicas de aço preenchidas por poliestireno expandido.

Como todo conjunto é modular, os componentes dos sistemas elétrico e hidráulico são embutidos nos próprios painéis, evitando quebras no canteiro e agilizando a instalação.

Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br