Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil e prefeitos...

Defesa Civil e prefeitos avaliam danos na Regional de Seara

reuniao defesa civil 20150721 1990211844

Nesta terça-feira, 21, os prefeitos da região de Seara estiveram reunidos com a secretária regional, Gládis Regina Bizolo dos Santos, e com o coordenador da Defesa Civil, Luciano Peri, para avaliar a situação dos municípios depois das fortes chuvas da semana passada.

Dos oito municípios da Regional de Seara, três decretaram situação de emergência: Arabutã, Seara e Xavantina. Arvoredo e Ipumirim aguardam a homologação do decreto e os demais permanecem em estado de alerta: Itá, Lindóia do Sul e Paial. De acordo com os prefeitos os pontos mais afetados foram as pontes dos municípios – 21 estão comprometidas – e ainda as quedas de barreiras e das próprias estradas vicinais.

A secretária regional destacou que todos os municípios terão apoio do Governo do Estado para reconstrução das pontes, com os kits de transposição de obstáculos da Defesa Civil. Aqueles que decretaram situação de emergência devem receber ainda auxílio financeiro para aquisição de combustível, casas modulares para desabrigados e há possibilidade de recursos para restabelecer bueiros e tubulações danificadas nos casos mais críticos.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, os kits de transposição de obstáculos é 50% mais barato e são necessárias cerca de duas horas para montá-los. Os municípios ficam responsáveis pela construção da cabeceira e o Estado pela ponte. “As prefeituras já vivem uma fase crítica, contendo despesas e não pode suportar mais esta carga. Precisamos da ajuda do Estado”, ressalta a prefeita de Seara, Laci Grigolo. Peri destaca ainda que existe a possibilidade de buscar recursos junto ao Ministério da Integração Nacional.

Rodovias Estaduais

SC155 – Seara a Itá – Bloqueada – Trecho interditado em Linha Bernardi. Previsão construção de acesso provisório de meia pista nesta quarta-feira, 22.

SC154 – Arabutã até o trevo da SC283 – Meia Pista;

SC283 – Seara a Chapecó – Meia Pista;

Nas demais rodovias estaduais o trafego é normal.

Rota alternativa

Para Itá através de linha Rui Barbosa e Encruzilhada Santa Cruz ou fazer o trajeto via SC-283, ingressando depois na SC-154 e rodovia Pedro Paludo.

{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support