Defesa Civil do Estado informa sobre operação nas barragens
Em função dos volumes de chuva ocorridos entre segunda-feira, 27, e terça-feira, 28, os quais ocasionaram elevações nos níveis e vazões dos principais rios na Bacia do Vale do Itajaí, na manhã de segunda, foi realizado o fechamento total das Barragens Oeste e Sul. Essa medida foi tomada visando diminuir os níveis dos rios nos municípios situados abaixo das barragens, a fim de aumentar a velocidade de recessão nos níveis.
Os maiores volumes de chuva ocorreram na região do Baixo Vale, sobretudo em Itajaí, onde os acumulados foram acima de 120mm. Já no Alto Vale, os municípios que registraram os maiores volumes foram Alfredo Wagner, com 72mm, Trombudo Central, com 67mm, e Mirim Doce, com 62mm.
Ao longo desta terça, conforme previsão da equipe de meteorologia da DCSC, ainda há volumes de chuva esperados na Bacia do Rio Itajaí que podem variar entre 30mm e 50mm, contudo sem tendência de aumento significativo nos níveis dos rios. Com esse cenário positivo no curtíssimo prazo, bem como a previsão de chegada de uma frente fria a Santa Catarina no decorrer do sábado, a qual deve causar chuvas e tempestades na região, foi iniciada a abertura gradual das comportas das Barragens de Contenção de Cheias (Sul e Oeste). As aberturas visam a redução controlada dos volumes dos reservatórios para que tenham uma melhor condição de retenção das águas ao longo do final de semana e do início da próxima semana, auxiliando na mitigação das cheias previstas.
Em relação à Barragem Norte em José Boiteux, as comportas devem ser mantidas fechadas. Contudo, com a abertura permanente da galeria lateral, o reservatório seguirá diminuindo seu volume útil e consequentemente aumentando a capacidade de reservação.
:: A situação atual das Barragens e os níveis dos pontos monitorados