Defesa Civil do Estado entrega mapa de risco para prefeito de Guaramirim
A Defesa Civil do Estado entregou na manhã desta quarta-feira, 4, o mapa de risco com a delimitação de áreas em alto e muito alto risco a enchentes, inundações e movimentos de massa ao prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich. A entrega foi no gabinete do prefeito. “Eu só tenho a agradecer, pois é um trabalho que envolve vidas. É a segurança de todos”, falou Fröhlich.
O trabalho foi desenvolvido com visita de campo às áreas com histórico de desastres naturais ou naqueles locais onde já foram identificadas situações de risco, ainda que sem registro de acidentes. O trabalho de campo foi realizado nos dias 16 e 18 de agosto de 2015, pelo arquiteto da prefeitura, Leonardo Silva Rodrigues, coordenador municipal de Defesa Civil, Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza e coordenador regional de Defesa Civil do Estado, Antônio Edival Pereira. “É um estudo de extrema importância. A Defesa Civil desenvolve um trabalho digno de reconhecimento em todo o Estado, tanto no atendimento aos municípios durante os desastres como na prevenção e na garantia da segurança do cidadão”, ressaltou o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani.
Foram caracterizados 31 setores de risco, sendo que 13 deles foram delimitados em 2012 pela prefeitura e por geólogos contratados. Neste estudo estes setores foram atualizados, mas se manteve os limites iniciais. O relatório apresenta 12 sugestões para redução de risco no município. Remoção de moradias de alta vulnerabilidade, implantação das recomendações dos laudos geotécnicos em alguns setores, projetos de urbanização nas áreas de risco, com obras de pavimentação com drenagens da água superficial, sistema de coleta de esgoto, coleta de lixo, fiscalização de Áreas de Preservação Permanente e outros, são algumas das sugestões. “O estudo passa a fazer parte do sistema nacional de monitoramento e em breve do plano diretor do município. São passos importantes que começam por meio deste estudo”, explicou o coordenador regional de Defesa Civil.
Os mapas são disponibilizados em caráter primário às defesas civis de cada município e os dados finais alimentam o banco nacional de dados do CEMADEN (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Segundo a Lei 12.608/12 as prefeituras deverão incluir em seu plano diretor as áreas de risco a deslizamentos e inundações, assim como, controlar e fiscalizar a ocupação dessas áreas.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul