Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil do Estado...

Defesa Civil do Estado entrega assistência humanitária para Paulo Lopes, um dos mais atingidos pelas chuvas

Foto: Divulgação / Prefeitura de Paulo Lopes

Nos últimos dias, as fortes chuvas afetaram municípios de Santa Catarina, principalmente os que pertencem à região da Grande Florianópolis. O município de Paulo Lopes, que também está na lista dos mais atingidos, recebeu, nesta manhã de terça-feira, 16, Itens de Assistência Humanitária (IAH) da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), após decreto de Situação de Emergência (SE).

“Paulo Lopes foi um dos mais atingidos pelas chuvas. Desta forma, o município realizou contato com a Defesa Civil estadual,  após decreto de situação de emergência, para verificar a possibilidade de solicitação de apoio quanto ao fornecimento de itens de assistência humanitária de forma complementar e, em menos de 24 horas, a nossa secretaria conseguiu atender à solicitação e realizou a entrega”, declarou major Ireno, gerente de Assistência Humanitária.

O valor total dos itens de assistência humanitária é de R$14.358,02. Foram entregues:

  • 15 Fardos de Água
  • 30 Cestas básicas de alimentos para 7 dias
  • 30 Kits de higiene pessoal
  • 30 Kits de limpeza doméstica
  • 08 Colchões Casal
  • 08 Acomodações Casal
  • 10 Colchões Solteiro
  • 10 Acomodações Solteiro

Decreto

Em relação aos Decretos de Situação de Emergência, até o momento, seis municípios emitiram: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba, Águas Mornas e Palhoça, sendo que a documentação dos processos está em análise para Homologação pelo Estado. Quanto aos danos e prejuízos, são 194 pessoas desalojadas, sendo 20 no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, duas pessoas desalojadas em Tubarão, 120 desalojadas em Paulo Lopes, e já em Palhoça 50 estão desalojados e 11 estão desabrigados.

:: Atualização da situação das chuvas nos municípios da Grande Florianópolis

  • Na cidade de Palhoça, um abrigo foi aberto para abrigar 50 desalojados e 11 desabrigados devido às fortes chuvas. Na manhã de hoje, 16, a BR-101, no Morro dos Cavalos, foi parcialmente liberada, com uma pista no sentido norte e duas no sentido sul. A concessionária Arteris está monitorando a área e poderá impor restrições em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Defesa Civil para garantir a segurança dos usuários.
  • Em São João Batista, desde sexta-feira as chuvas causaram alagamentos e deslizamentos no município. Na segunda-feira, 15, as chuvas afetaram as localidades de Ribanceira do Sul, Alemão, Fernandes e Arataca. Duas pontes e um pontilhão foram interditados, além de uma adutora que se rompeu. Trabalhos foram feitos para restabelecer o fornecimento da água. O pontilhão na Colônia Nova Itália foi interditado para avaliação, mas os moradores conseguem transitar através de um acesso em uma via rural. O GRAC municipal continua ativado com equipes de resgate em condições de resposta rápida se acionados.
  • No município de São José, Forquilhas foi a principal localidade afetada, com diversos pontos de alagamento. Até o momento, não foram abertos abrigos, e a assistência social municipal está atendendo pontualmente.
  • Em Florianópolis, ocorreu um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira, sem vítimas. Os moradores afetados irão se deslocar para casa de familiares. Além disso, houve seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão prestando auxílio à população.
  • Em Paulo Lopes, equipes da Secretaria da Proteção e Defesa Civil realizaram vistoria pela manhã para avaliar os danos causados pelas chuvas e prestar o apoio necessário. Foram identificados os principais danos e os mesmos estão relacionados à infraestrutura do município. Até o momento, 33 pessoas estão desalojadas. 
  • Em Garopaba, foram registrados pontos de alagamento. Após vistoria da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, foram identificados problemas principalmente na infraestrutura do município.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

:::Previsão para os próximos cinco dias:::

:::Mar agitado entre terça (16) e quarta-feira (17):::

Informações adicionais para a imprensa:

Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi
ASCOM  – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br / ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br
www.defesacivil.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SDC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support