Defesa Civil divulga dados atualizados dos prejuízos causados pelo tornado no Oeste
A Defesa Civil informou nesta quarta-feira, 22, os dados dos estragos causados pelo tornado que atingiu o município de Xanxerê e Ponte Serrada, no Oeste, na segunda-feira, 20. Os prejuízos estimados em Xanxerê chegam a R$ 46 milhões, e de acordo com a Defesa Civil esse valor pode aumentar. Até as 18 horas foram contabilizados por meio de vistorias no local R$ 28,7 milhões em prejuízos em residências. Foram atingidas 874 famílias, num total de 2.794 pessoas. Foram 282 casas destelhadas de forma parcial, 251 total e 115 destruídas totalmente e 221 parcialmente. Em Ponte Serrada, 376 famílias foram prejudicadas, num total de 7.185 pessoas atingidas, 352 residências ficaram danificadas e 24 destruídas. Os dados são preliminares.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Imagens para download na galeria
Conforme o secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, as equipes ainda estão a campo. Os dados finais devem ser divulgados nos próximos dias. “O trabalho é complexo, envolve engenharia, cadastramento das famílias de acordo com o local das moradias, entre outros. O mais importante e necessário no momento é o auxílio imediato às pessoas e suas necessidades básicas”.
Moratelli informou ainda que ficou definido, em reunião com os técnicos da Integração Nacional, Superintendência da Caixa Econômica Federal e Defesa Civil do Estado, que as ações serão divididas em duas áreas: pública e privada.
A pública visa reconstruir o ginásio de esportes Ivo Sguissardi, escolas, e dois postos de saúde no Bairro dos Esportes e no Bortolon, além da limpeza e da reabilitação do cenário urbano. A privada visa compensar os danos às edificações atingidas parcial ou total. Além disso, o trabalho de cadastramento será ampliado. Vai incluir a avaliação técnica de um engenheiro habilitado, de acordo com cadastro imobiliário do local atingido, servindo este para todos os serviços que o governo federal e estadual dispõe para reconstrução, entre eles liberação de FGTS, prorrogação de parcelamentos e financiamentos e tributos, itens de reconstrução, entre outros.
“Todo o trabalho tem como premissa a liberação imediata de recursos e num menor prazo para o restabelecimento e construção. Os trabalhos poderão ser executados pelo Governo do Estado e município, de acordo com a liberação dos recursos”, informou Moratelli.
>>> Leia mais:
Gerência de Saúde de Xanxerê providencia remédios de uso diário para quem perdeu os medicamentos com a passagem do tornado
Governo do Estado reforça apoio a Xanxerê nos serviços de saúde
Defesa Civil orienta quem pretende ajudar com donativos os municípios de Xanxerê e Ponte Serrada
Centro de Logística de Distribuição é montado em Xanxerê para atender os municípios
Governo de Santa Catarina recebe apoio do governo federal para atender vítimas do tornado que atingiu o Oeste
Recuperado abastecimento em quase 100% do sistema Celesc
Defesa Civil alerta para os cuidados na retirada de entulhos e escombros em Xanxerê e Ponte Serrada
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC