Defesa Civil estuda ter Centro Regional para atender situações de emergência em Curitibanos
Enchentes, temporais, secas e outras situações de emergência que comprometem a vida da população catarinense estão na mira da Defesa Civil de Santa Catarina. Mesmo já tendo uma das respostas mais rápidas no atendimento e prevenção a desastres naturais no Brasil, o Estado quer melhorar ainda mais a proteção das pessoas. Para isto estão sendo projetados os Centros Regionais de Defesa Civil que oferecerão treinamentos e suporte imediato em casos fortuitos.
“Com uma sala de situação pensada para agir rapidamente de forma estratégica, o centro será o ponto de partida para atuar no salvamento de vidas e diminuição de prejuízos” explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Ele está visitando pontos estratégicos em SC onde funcionarão centros de atendimento que serão interligados a uma rede central para colaboração mútua das forças de proteção social.
Em Curitibanos, a equipe da Defesa Civil visitou alguns terrenos para viabilizar a construção do centro que deve ter em torno de 140 m² e deve receber um investimento médio de R$ 200 mil entre obras e equipamentos. “Entre os locais que visitamos, o que mais adequado até então é o parque pouso do tropeiro pela questão de espaço e facilidade de logística”, observa Roberto Adriano Roper, coordenador Regional de Defesa Civil em Curitibanos.
O secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz César Abrahão, diz que a iniciativa é muito válida. “São situações que só quem passa pelos momentos de aflição com prejuízos humanos e materiais para saber a importância deste medida crucial para a proteção das pessoas”, salienta. “Atuar preventivamente vai garantir mais segurança e organização em horas difíceis causadas pelas intempéries”, completa.
Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos