Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil de Santa...

Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta por conta da previsão de chuva para esta sexta-feira

A Defesa Civil do Estado mantém o alerta para esta sexta-feira, 20, em função do indicativo de mais chuva para Santa Catarina. Até o momento, 26 municípios informaram prejuízos por conta das tempestades dos últimos dias e duas cidades encaminharam os decretos de situação de emergência: Rio Negrinho e Ascurra.

O governador Jorginho Mello tentou sobrevoar os municípios afetados pelas chuvas no Vale do Itajaí, na tarde desta quinta-feira, 19, mas não foi possível devido ao mau tempo e a falta de condições para voo. Ele estava acompanhado do secretário de Estado de Prevenção e Defesa Civil, Armando Schroeder.

“Tentamos chegar até Rodeio para acompanhar os trabalhos, mas não foi possível devido às dificuldades climáticas. Tivemos que retornar. A meteorologia alerta para as dificuldades que teremos amanhã, com a previsão de mais chuva para a região. Os moradores precisam ficar atentos”, ressaltou Jorginho Mello ao retornar ao Centro Administrativo em Florianópolis.

O secretário da Defesa Civil pediu para a população comunicar os órgãos oficiais a qualquer sinal de encharcamento do solo. “Liguem para o 193 e o 199, principalmente quando houver deslizamentos e a terra tiver cedido. Nos procurem para se preparar para este evento”, frisou.

:: Mais fotos no Flickr

O Corpo de Bombeiros Militar continua as buscas por duas pessoas que ainda estão desaparecidas, em Rodeio. Segundo a prefeitura, um abrigo foi ativado na cidade e a administração municipal contabilizou 150 pessoas desalojadas e 40 desabrigados. O município de Rio Negrinho informou que na cidade são 80 desalojados por conta das fortes chuvas. Além disso, foram registrados alagamentos em 30 edificações, 43 deslizamentos de terra, 28 quedas de muros e três quedas de árvores.

Com a diminuição das chuvas na madrugada desta quinta, 19, na região, os níveis dos principais rios se encontram em recessão. Com a condição hidrológica apresentada nos pontos de monitoramento, na manhã desta quinta iniciou-se a operação das barragens de contenção de cheias em Taió (oeste) e Ituporanga (sul). Neste momento estão abertas uma comporta na barragem sul e duas na barragem oeste.

Rodeio – Foto: Eduardo Valente / Secom

Outros municípios afetados

As prefeituras de Canoinhas, Concórdia, Major Vieira, Três Barras, Lauro Muller, Siderópolis e Pomerode também informaram que ruas amanheceram alagadas nesta quinta-feira. As demais cidades impactadas pelos temporais nas últimas 48 horas são: Bom Jesus, Palmitos, Ituporanga, Abelardo Luz, Imbituba, Sangão, Ponte Serrada, Corupá, Bom Jardim da Serra, Guaramirim, Rodeio, Taió, Indaial, Timbó, Benedito Novo, Ascurra, e Rio Negrinho.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support