Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil dá informações...

Defesa Civil dá informações sobre projeto piloto de alerta via SMS

cep

A Defesa Civil catarinense é pioneira no projeto de alerta via SMS cuja Fase 1 durará 4 meses em 20 municípios. Depois todos os municípios catarinenses receberão alerta de desastres via SMS. A experiência adquirida nos 20 municípios servirá para os demais municípios e também para o Brasil. O sistema emite alertas de desastres – granizo, vento, chuva, deslizamento e outros, para informar a população sobre situações eminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade, através de mensagens divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O envio de alertas iniciará em 7 de fevereiro, mas a partir de hoje, 1º de fevereiro as pessoas nos municípios pilotos podem cadastrar o CEP. O número com que a Defesa Civil SC irá enviar alertas via SMS é o 40199. Santa Catarina é pioneira neste projeto coordenado pela Defesa Civil. Os testes iniciam em fevereiro em 20 municípios pilotos.

O coordenador regional da Defesa Civil para o Alto Vale do Itajaí, Jaimerson Espindola, explica que a Defesa Civil, o Cenad, a Anatel e as operadoras de telefonia móvel objetivam proteger a população. As pessoas receberão mensagem do número 40199. O cidadão responde com o CEP que deseja ser monitorado, esclarece. Os números serão registrados numa Base de Dados de Emergência gerenciada pela ABR Telecom. O Cenad encaminhará a mensagem à população da região para notificação de alertas com o seguinte conteúdo: “Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse”.

Ao se cadastrar o usuário receberá a mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. Além da opção “Cadastrar” e “Sair”, o cidadão também pode pedir “Ajuda” e “Consultar” o endereço cadastrado. O serviço de alerta via SMS é custeado pelas prestadoras de SMP. A população não terá cobrança ao receber ou enviar mensagens de texto de alertas. A Defesa Civil e o Cenad também não terão custos.

A implementação do serviço de alerta via SMS tem duas etapas. Em fevereiro começa a primeira etapa de teste com os 20 municípios catarinenses por 120 dias. A fase 2 ocorre 65 dias após a fase 1 e será nacionalizada com a experiência catarinense. O envio de alertas também ocorre por georreferenciamento pelas antenas de telefonia móvel. Os primeiros 20 municípios com o serviço serão: Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul, Três Barras.

{article Homero Buzzi – ADR Rio do Sul – Assinatura}{text}{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support