Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil continua em...

Defesa Civil continua em alerta com a previsão de mais chuva

Conforme as previsões do tempo da Epagri/Ciram, o sábado, 28, deve registrar chuva mais persistente, que vai se concentrar principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul. Com as chuvas previstas neste sábado, podem ainda ocorrer precipitações de 20 a 70 mm.

Há risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A Defesa Civil está em alerta, monitorando as condições do tempo e fazendo levantamentos junto aos municípios que registram ocorrências de danos.

“Nossa preocupação é que o solo já está encharcado. Esse é o primeiro item que favorece os deslizamentos. Com isso, todas as forças-tarefas dos Bombeiros Militar de Santa Catarina estão em prontidão em locais estratégicos. O número de chuva para este sábado é pequeno, em relação as chuvas dos últimos dias, mas para o municípios que já estão em Situação de Emergência esses números representam muito”, explicou o diretor de Resposta aos Desastres, da Defesa Civil, James Rides da Silva.

AVISO METEOROLÓGICO: Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de ressaca, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Em caso de sinistro acione a Defesa Civil ou Bombeiros da sua região pelos telefones 199 ou 193.

Informações adicionais para a imprensa:

Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail:  bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460

Paulo Cesar Santos
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 e (48) 9159-0445
E-mail: defesacivilsc@gmail.com

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support