Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil continua em...

Defesa Civil continua em alerta com a previsão de mais chuva

Conforme as previsões do tempo da Epagri/Ciram, o sábado, 28, deve registrar chuva mais persistente, que vai se concentrar principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul. Com as chuvas previstas neste sábado, podem ainda ocorrer precipitações de 20 a 70 mm.

Há risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A Defesa Civil está em alerta, monitorando as condições do tempo e fazendo levantamentos junto aos municípios que registram ocorrências de danos.

“Nossa preocupação é que o solo já está encharcado. Esse é o primeiro item que favorece os deslizamentos. Com isso, todas as forças-tarefas dos Bombeiros Militar de Santa Catarina estão em prontidão em locais estratégicos. O número de chuva para este sábado é pequeno, em relação as chuvas dos últimos dias, mas para o municípios que já estão em Situação de Emergência esses números representam muito”, explicou o diretor de Resposta aos Desastres, da Defesa Civil, James Rides da Silva.

AVISO METEOROLÓGICO: Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de ressaca, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período.

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Em caso de sinistro acione a Defesa Civil ou Bombeiros da sua região pelos telefones 199 ou 193.

Informações adicionais para a imprensa:

Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail:  bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460

Paulo Cesar Santos
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 e (48) 9159-0445
E-mail: defesacivilsc@gmail.com