Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil confirma microexplosão...

Defesa Civil confirma microexplosão em Herval D’Oeste

A equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, indica a passagem de uma supercélula, embebida em uma linha de instabilidade, que ocasionou uma microexplosão sobre a cidade de Herval D’Oeste, sendo esta a causadora das ocorrências relatadas na cidade.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de uma microexplosão em Herval D’Oeste nesta terça-feira, 11. O fenômeno está associado a ventos intensos que chegaram a atingir a casa dos 100 Km/h. A tempestade provocou a queda de árvores pela raiz e o desabamento de um galpão.

Entre o final da madrugada e início da manhã desta terça houve o registro de temporais em grande parte de Santa Catarina. O Grande Oeste foi a região mais atingida.

“O mau tempo já está afetando SC com chuva e ventos fortes. As regiões mais atingidas até agora são Oeste e Meio Oeste. Na minha cidade, Herval d’Oeste, a situação é de tristeza e preocupação. O Governo segue monitorando a situação e está preparado para a pronta-resposta a estas situações. É fundamental que a população se mantenha informada sobre os alertas emitidos pela Defesa Civil e se proteja”, disse o governador Jorginho Mello.

A equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, indica a passagem de uma supercélula, embebida em uma linha de instabilidade, que ocasionou uma microexplosão sobre a cidade de Herval D’Oeste, sendo esta a causadora das ocorrências relatadas na cidade.
FOTOS: Monitoramento / Defesa Civil SC

No Grande Oeste do estado, o deslocamento de uma linha de instabilidade ocasionou chuva intensa em curto período de tempo, incidência de raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo, que resultaram em alagamentos, destelhamento de casas, quedas de árvores, de postes de energia e danos associados à queda de granizo em algumas cidades. Além de Herval D’Oeste, as cidades de Maravilha, Saudades, Piratuba, Cordilheira Alta, Nova Erechim e Pinhalzinho também registraram danos.

Fotos de relatos de ocorrências (destelhamentos em Saudades e alagamento em Maravilha) do início da manhã desta terça-feira (11).

Imagens do radar meteorológico de Chapecó, produto Refletividade (dBz), entre às 06h18 até às 07h06 hora local, do dia 11/07/2023. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

A Nota Meteorológica que confirmou as ocorrências é assinada pelomMeteorologista-chefe Felipe Theorodovitz e o meteorologista: Victor Meireles. Eles analisaram o tempo severo na manhã de terça-feira, 11/07, no Oeste de Santa Catarina

Imagem do radar meteorológico de Chapecó, produto SWI, às 07h hora local, do dia 11/07/2023 com indicativo de microexplosão. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support