Defesa Civil auxilia famílias atingidas pela chuva de granizo em Abelardo Luz

Nove equipes percorrem o centro do município de Abelardo Luz e outras duas no interior, fazendo o levantamento do número de famílias atingidas pela chuva de granizo que atingiu o município na quinta-feira, 22. Segundo informações da Defesa Civil, foram dois eventos climáticos no mesmo dia. O primeiro aconteceu por volta das 7h da manhã e o segundo, às 18h. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Leonardo de Oliveira, o segundo evento foi mais intenso e o granizo perfurou telhas de amianto de 6mm.
Até o momento, de acordo com o levantamento, aproximadamente mil residências foram danificadas. Já foram utilizados 96 rolos de lona que foram distribuídos aos atingidos. “Recebemos lonas de outros municípios, e ainda vamos receber no final da tarde. Muitas lonas estão vindo de Xanxerê”, explica. O Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, acompanha os trabalhos desde a manhã de sexta-feira. As equipes também estão fazendo o cadastro das famílias que receberão materiais para a cobertura das residências.
Além das residências atingidas, estão sendo contabilizados os prejuízos na agricultura. Lavouras de trigo, milho, soja e feijão foram prejudicados pelos eventos climáticos. Aviários, estábulos e inúmeras estradas vicinais sofreram danos.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Ivan Marques, visitou o município na tarde desta sexta-feira. “Muitas famílias foram atingidas, cerca de quatro mil pessoas. O Governo do Estado está dando suporte através do trabalho da Defesa Civil que está realizando os levantamentos e a distribuição de lonas”, explica.
Informação adicional para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrxanxere