Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil atende mais...

Defesa Civil atende mais de 50 ocorrências nesta quinta-feira de chuva e vendavais em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina e as Coordenadorias Regionais de Proteção contabilizaram até esta quinta-feira (13), 53 ocorrências em todo o estado. Três municípios – Flor do Sertão, Maravilha e Iraceminha – emitiram Decreto de Situação de Emergência.

Foto: RAMMB/CIRA.

A Defesa Civil de Santa Catarina e as Coordenadorias Regionais de Proteção contabilizaram até esta quinta-feira (13), 53 ocorrências em todo o estado. Três municípios – Flor do Sertão, Maravilha e Iraceminha – emitiram Decreto de Situação de Emergência.

:: Depois da chuva, frio intenso deve chegar a Santa Catarina a partir desta quinta-feira

No município de Flor do Sertão, a Defesa Civil Municipal atendeu a seis ocorrências de destelhamento em residências e também uma edificação industrial, devido a velocidade do vento. Por conta disso, 350 metros de lonas foram distribuídos. No interior do município muitas árvores caíram sobre as vias, ocorrendo bloqueios totais. O município disponibilizou máquinas na desobstrução e as estradas já estão desbloqueadas. Não há registro de pessoas desabrigadas e desalojadas até o momento.

Em Maravilha, na Hidrelétrica Foz de Chapecó, um alagamento gradual atinge áreas de riscos da localidade de Ilha Redonda, município de Palmitos.

Iraceminha registrou queda de árvores em vias rurais e também sobre a BR 282 onde pelo menos cinco árvores bloquearam totalmente a rodovia por cerca de 30 minutos. Bombeiros, PRF e a prefeitura auxiliaram na liberação da rodovia.

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) se mantém operando no Nível 01 – Código Amarelo para riscos relacionados a chuvas intensas, ventos, alagamentos e inundações desde o dia 11/07. As equipes responsáveis estão de sobreaviso caso a prospecção de cenário indique intensificação do evento, ou ainda, caso as Coordenadorias Regionais informem ocorrências de danos severos. Nesse caso, haverá convocação extraordinária para elevação de nível operacional e acionamento das demais estruturas da Defesa Civil e do Grupo de Ações Coordenadas – GRAC.

Imagem do satélite GOES-16, canal visível, às 10h10h do horário local sobre o ciclone que afeta o tempo em SC no mês de julho de 2023
Figura: Imagem do satélite GOES-16, canal visível, às 10h10h do horário local | Fonte: RAMMB/CIRA.

Alerta para a queda de temperaturas

De acordo com os alertas da Defesa Civil, na sexta-feira (14) a massa de ar frio, de origem polar, atuará em toda SC, o que favorece um dia de sol a algumas nuvens no estado. Entre a madrugada e amanhecer, chance de geada do Extremo Oeste aos Planaltos e em localidades do Alto Vale, Grande Florianópolis. Na Serra, há pequena chance de chuva congelada e/ou neve bem isolada.

O deslocamento do ciclone em alto mar deixa os ventos com direção de Oeste a Sudoeste/Sul, com fraca a moderada intensidade em SC e rajadas ocasionais (de 40 a 65 km/h) no litoral e áreas próximas. O mar segue agitado a grosso em todo litoral, com ondas de direção Sul. No Litoral Sul, Grande Florianópolis e áreas litorâneas, as alturas de ondas variam de 2,5 a 4,0 m e nas demais regiões chegam aos 2,5m. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca. A partir da noite, a tendência é de diminuição das alturas das ondas.

No sábado (15), a massa de ar frio, de origem polar, que é uma área de alta pressão, segue atuando em SC, o que deixa o dia com sol a algumas nuvens. Amanhecer com temperaturas baixas e chance de geada do Extremo Oeste aos Planaltos e nas demais áreas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts