Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Governo do Estado apresenta...

Governo do Estado apresenta projeto da construção da barragem de Botuverá, no Vale do Itajaí

O anteprojeto da barragem de Botuverá foi apresentado nesta quarta-feira, 2, a empresários do Vale do Itajaí e lideranças políticas no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). Durante o evento, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, trouxe detalhes sobre a obra, que busca controlar cheias do Rio Itajaí-Mirim.

Com a construção da barragem, será possível proteger de alagamentos e deslizamentos cidades como Botuverá, Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú. A obra também será fundamental para o abastecimento animal e humano com água potável até 2041.

O sistema de contenção poderá ser responsável pela produção de energia para atender milhares de famílias do Vale do Itajaí. A capacidade estimada com a estrutura projetada seria de 1,65 megawatts.

Foto: Taiana Eberle/SDR Brusque

A estrutura terá capacidade para armazenar 15,7 milhões de metros cúbicos de água e será erguida a 15 km do centro do município. A expectativa é que a vazão máxima do Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, diminua de 720 metros cúbicos para 570 metros cúbicos. Isso representa uma redução significativa para a cidade. Na enchente de 2011, o rio alcançou 10,03 metros. Com a barragem, ele atingiria 8,75 metros.

Segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, a barragem de Botuverá é de médio e faz parte do projeto que começou com o estudo da agência de cooperação japonesa, a JICA, em 2009.

Sistema de prevenção

O sistema de prevenção anticheias vai oferecer ao Vale do Itajaí, oito barragens de contenção. Três estão em fase de estudos. Serão erguidas em Mirim Doce, Braço do Trombudo e Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí. “Santa Catarina não pode mais sofrer com as enchentes. Ao longo dos anos, temos visto cidades inteiras serem tomadas pelas águas. A barragem de Botuverá é de médio porte, mas vai transformar a região, sem falar no turismo, que vai desenvolver o município”, afirmou Hobus.

A barragem de Botuverá está orçada em R$ 115 milhões. Dentro do orçamento, estão previstos estudos de viabilidade da obra e ambientais, projeto básico, execução e desapropriações na área abrangida. Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, o cronograma e as licitações da obra devem acontecer no mês de junho, e a expectativa é de ,que em agosto, possa ser dada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. O prazo para conclusão da estrutura é de 30 meses, ou seja, até o final de 2016. A inauguração deve ocorrer em fevereiro de 2017.

“A barragem fará com que Botuverá abra as portas para todos os municípios da região. Todos ganham com isso. A transparência do projeto é que amplia a credibilidade”, afirmou o prefeito de Botuverá, Nene Colombi.

Segundo os estudos feitos pela empresa responsável pela apresentação do anteprojeto, a área da bacia hidrográfica até o local definido para o barramento é de 630km².

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, Valdir Wilke, representou o secretário da SDR, Jones Bosio, que estava em viagem. O evento contou com a presença de diversas autoridades, empresários, lideranças políticas e da comunidade de Brusque, Botuverá e de toda a região.

Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support