Defesa Civil alerta para risco de inundações e deslizamentos de terra em algumas cidades de SC
Santa Catarina registrou grandes volumes de chuva nas últimas 48 horas com acumulado de 100 a 160 mm em algumas cidades. A Defesa Civil alerta para o risco de Inundações, alagamentos e deslizamentos de terra nos municípios de Timbé do Sul; Morro Grande; Meleiro; Ermo; Santa Rosa de Lima; Sombrio; Forquilhinha; Orleans; Jacinto Machado; Araranguá; Garopaba; São Joaquim; Nova Veneza; Santa Rosa do Sul; Grão Pará; Içara; Nova Veneza; Criciúma; São Martinho; Rio Fortuna; Balneário Gaivota; Anitápolis; Jaguaruna; Armazém; Braço do Norte; São Bonifácio; Laguna.
Nestes municípios, o solo está saturado, os rios estão cheios e há previsão de continuidade de chuvas volumosas para as próximas horas. Nesta sexta-feira e durante o fim de semana o tempo continua instável com chuva persistente e totais elevados no Planalto Sul e Litoral Sul, com média diária de 40 a 50 mm, podendo ocorrer pontuais maiores. Além da chuva, há condição de temporal (chuva forte, descargas elétricas, intensas rajadas de vento e granizo), especialmente nas áreas do Litoral Sul, Planalto Sul, podendo atingir também o Meio Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte no período da tarde e noite desta sexta-feira.
Dados registrados
Maiores valores de chuva nas últimas 24h no Sul de Santa Catarina (atualizado às 8h15)
Orleans: 80 mm
Nova Veneza: 64 mm
Meleiro: 62 mm
Araranguá: 62 mm
Morro Grande: 62
Santa Rosa de Lima: 58 mm
Braço do Norte: 56 mm
Forquilhinha: 52 mm
Urubici: 50 mm
Ermo: 46 mm
Jacinto Machado: 45 mm
Laguna: 43 mm
Içara: 42 mm
Recomendações da Defesa Civil SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.
Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006