Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em SC devido à chuva forte
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta no site para o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos nos próximos dias em Santa Catarina, devido à previsão de fortes chuvas. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, até sábado, 28,o acumulado de chuva vai superar o esperado para junho, podendo ocorrer pontuais de 200 a 300mm.
As regiões mais atingidas são as que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Entre elas estão o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e se estende a Grande Florianópolis.Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Mondaí (265 mm), Chapecó (250mm), Joaçaba (170mm), São Miguel do Oeste (117mm), Passos Maia (103mm) e Água Doce (102mm). O solo está encharcado e há previsão de chuva moderada à forte nos próximos dias para a região. O nível do Rio do Peixe em Joaçaba está em cota de emergência, acima de 8m. As bacias monitoradas que estão em cota de alerta são: Rio das Antas em Mondaí e Rio Chapecó em Coronel Passos Maia. Alerta para inundações na Bacia do Rio do Peixe, em Ouro, Tangará e Joaçaba, e no Rio Uruguai, em Itapiranga.
Nesta quinta-feira o tempo segue instável com chuva em SC, mais intensa e persistente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e especialmente a partir da noite na Grande Florianópolis. Entre sexta-feira e sábado a chuva forte e persistente atinge também o Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Devido à formação de um ciclone extratropical próximo do Litoral de SC há previsão de ventos de 70 a 100km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.
A partir da próxima sexta-feira, dia 27, áreas de baixa pressão se intensificam entre o Litoral Sul de SC e norte do RS, dando origem a um ciclone extratropical. No fim da sexta-feira o vento de sul ganha força no Litoral com rajadas máximas de 80km/h a 100km/h, podendo superar estes valores no sábado e domingo, especialmente em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado a grosso, conforme escala, com ondas de sudeste e picos de 4 a 6 metros, mais altos no sábado e domingo ao sul de Itajaí e em áreas mais distantes da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período, com RESSACA no Litoral catarinense, principalmente ao sul de Itajaí.
Com o cenário previsto, a Defesa Civil de Santa Catarina conta com os Coordenadores Regionais da Secretaria em Alerta e está com toda equipe em regime de atenção para risco de enchentes, deslizamento e quaisquer ocorrências que possam surgir nos próximos dias. Todos os Coordenadores Municipais de Defesa Civil serão avisados das possibilidades e os prefeitos sobre as condições do tempo para os próximos dias. A intenção é que em caso de ocorrência climática possa ser dada uma repostas imediata aos catarinenses.
De acordo com o Gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, a previsão está em formação e o acompanhamento é constante do cenário apresentado até o momento. “Estamos atentos e todos os municípios do Estado serão informados da previsão, para que fiquem em alerta”, ponderou.
Os indicativos são revisados continuamente pela Defesa Civil e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertaspelo site.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim solicita também cuidado e atenção redobrada dos motoristas ao trafegarem pelas rodovias que cortam a Região. A SDR informa que foram realizados reparos no pavimento recentemente, com operação tapa-buraco, mas a intensidade e o alto volume das chuvas pode ocasionar abertura de novas cavidades na pista, assim como deslizamento de barreiras.
{article Nina Velho – SDR São Joaquim}{text}{/article}