Decreto viabiliza implantação de Batalhão dos Bombeiros Militar em Joaçaba
O município de Joaçaba terá um novo Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), que será implantado a partir do decreto assinado na tarde desta segunda-feira, 28. A estrutura vai atender oito municípios do Meio-Oeste do Estado, beneficiando cerca de 170 mil pessoas.
O documento ativa e delimita a articulação do 11º BBM, onde hoje está instalada a 2ª Companhia do 2º BBM de Curitibanos, em Joaçaba. Com a assinatura do documento, a Companhia passa a ser um Batalhão autônomo e desvinculado da estrutura de Curitibanos, além de reorganizar as articulações do 2º BBM, 7º BBM de Itajaí e 9º BBM de Canoinhas.
“Teremos uma melhora no atendimento emergencial e na prestação dos serviços dos bombeiros, com o incremento de efetivo para fazer frente a uma região que cresceu muito”, explicou comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos de Oliveira.
A estrutura será equipada com dez caminhões de combate a incêndio, dez ambulâncias ASU, três viaturas caminhonete 4×4 de auto socorro e nove veículos administrativos, para um efetivo de 86 bombeiros militares, 19 bombeiros civis profissionais, 37 bombeiros comunitários. O efetivo conta também com um kit pick up, cinco embarcações, sete desencarceradores, 70 equipamentos de proteção individual, 35 equipamentos de proteção respiratório, oito equipamentos completos de mergulho e duas roupas de proteção contra produtos perigosos. No local haverá um centro de treinamento de combate a incêndio que capacita todas as turmas de soldados em formação do Estado.
O decreto foi assinado pelo governador Raimundo Colombo nesta segunda-feira, no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC