Decreto do Governador cria a Delegacia de Proteção dos Direitos das Mulheres na DEIC/PCSC
Descrição do áudio:
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de Santa Catarina terá em uma delegacia para a defesa dos direitos das mulheres. A estrutura, anunciada em decreto pelo governador Carlos Moisés, é uma das ações da Delegacia Geral para fortalecer a atuação no combate a crimes como feminicídios e violência doméstica.
Entre as atribuições da nova delegacia estão organizar e intensificar as ações estratégicas na área, como detalha o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior:
SONORA
A Delegacia de Proteção dos Direitos das Mulheres será vinculada à DEIC, que tem abrangência de atuação estadual. A estrutura terá uma equipe específica de policiais para a função.
Com a publicação do decreto do governador, na última sexta, 25, o delegado-geral editará uma resolução com as atribuições e competências da nova delegacia, em caráter de prioridade. O decreto também traz medidas inéditas na estrutura da Polícia Civil catarinense: a criação das Delegacias de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância e de Capturas e do Laboratório Cibernético.
Ambas as delegacias também farão parte da DEIC e irão aprimorar os serviços à sociedade. A Delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância irá prevenir, reprimir e investigar os crimes de racismo e contra os direitos das pessoas com deficiência e os caracterizados pela intolerância.
Já a Delegacia de Capturas irá localizar e capturar pessoas com mandados de prisão ativo e investigar fugas de maior complexidade. Com prerrogativas de Delegacia, o Laboratório Cibernético desenvolverá ações técnicas operacionais de tecnologias, com auxílio em situações complexas e apurações de crimes que ocorrem, por exemplo, na Deep Web.
Duração: 2 min 45 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com