Portal de Noticias

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Secretário de Educação oficializa...

Secretário de Educação oficializa primeiro curso de graduação em dança de SC

No final da tarde desta quinta-feira, 22, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, esteve no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, para assinar o documento para suplementação do repasse orçamentário à instituição, que permitirá a implantação do primeiro curso superior de Dança do Estado, que será oferecido em Florianópolis e Joinville.

“Reconhecemos a qualidade do trabalho desenvolvido pela Udesc e sabemos que esse curso será um marco para Santa Catarina. Vamos fazer o possível para que isso se torne realidade o mais rapidamente”, disse Deschamps.

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, destacou que a parceria entre o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e o Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, existe desde a criação da Escola Livre de Artes (ELA), e disse que esse trabalho conjunto irá se intensificar com o curso de dança. “Essa soma será muito benéfica para a região, que já respira dança. A inovação não vem só dos métodos tecnológicos, também depende da arte e da cultura”, afirmou.O diretor geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, falou sobre o processo para colocar o projeto em prática. “Quando começamos a discutir a possibilidade de trazer este curso para Joinville, parecia algo muito distante. Agora, com o aval do governo para a doação do espaço, a viabilização do aumento do repasse e a parceria com o Centro de Artes já realizada, todas as condições para viabilização do curso se efetivaram. Precisamos avançar nos trâmites legais o quanto antes, para que em 2014 já possamos ter o primeiro vestibular do curso de dança”, explicou.

A secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, explicou que o curso irá ocupar as instalações da antiga e da nova Escola Estadual Germano Timm, e que no local também irão estudar os alunos da Escola do Teatro Bolshoi. “Vamos fazer um trabalho interligado entre a universidade, a SDR, o município e o Bolshoi. Tenho certeza que faremos o melhor, e que esse curso será referência nacional”, afirmou a secretária.Próximos passos

Para a implantação do curso são necessários ainda três passos. O primeiro é a efetivação do aumento do repasse orçamentário para a Udesc, ou seja, alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ampliando o percentual de 2,49% para 2,53%. É necessária ainda a atualização do projeto político pedagógico do curso – que é de 2008, além da discussão da proposta, de forma autônoma, no Conselho Universitário.

De acordo a diretora da Udesc Ceart, Gabriela Mager, um grupo de trabalho se reunirá nos próximos dias para formatar os detalhes do curso. “Temos um corpo docente qualificado e muitos de nossos alunos hoje são profissionais reconhecidos no campo da dança. Diversas pesquisas nesta área são também desenvolvidas em nossos cursos de mestrado e doutorado em Teatro”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da Udesc 
Jornalistas Thiago Augusto e Isabela Vargas
E-mail: thiago.augusto@udesc.br e comunicacao.cct@gmail.com
Fone: (48) 3321-8142 e (47) 4009-7930

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support